O ex-governador Miguel Arraes deverá ser homenageado na Câmara dos Deputados. A proposta, apresentada nesta quarta-feira (03) pelo deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE), visa a celebrar o centenário de nascimento de Arraes.
“A morte de Dr. Arraes encerrou um ciclo da política nacional, representado por mais de 50 anos de vida pública direcionada para a defesa de classes menos favorecidas da população. Com a morte do homem, ficou o mito que entrou para a história da política brasileira; e seu importante legado deve ser compartilhado por todos”, explicou Coutinho.
Além do PSB, o requerimento 3.896/2015 apresentado pelo parlamentar pernambucano recebeu o apoio dos lideres do PRB, Psol, PPS, PSDB, Rede e PT.
Nascido no interior do Ceará, em 15 de dezembro de 1916, Arraes mudou-se para o Rio de Janeiro, ao completar 16 anos, para cursar Direito. No primeiro ano da graduação, porém, veio para o Recife, logo apos ingressar no Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Na vida pública, o também ex-deputado federal iniciou em 1948 como secretário da Fazenda do então governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho.
Em 1950, elegeu-se suplente de deputado estadual e, em 1958, foi eleito deputado estadual. Arraes ocupou pela primeira vez o cargo de Governador de Pernambuco em 1962.
Exilado, viveu na Argélia entre 1965 e 1979. Após o retorno, em 1982, foi eleito deputado federal (cargo para onde retornou em 2002, como o quarto parlamentar mais votado de Pernambuco). Em 1986 e 1994 foi eleito novamente governador do Estado, já pelo PSB, partido do qual foi presidente nacional até 2005, ano em que faleceu.