Na noite desta sexta-feira (11), logo após o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo Federal, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou junto ao Prefeito do Recife, João Campos, de um encontro com representantes da classe empresarial de Pernambuco, sediado na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), localizada no Bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana. Promovido pela FIEPE, o evento tinha como objetivo discutir a conjuntura econômica nacional e o renascimento da industrialização no país.
Em seu discurso, João Campos destacou o apoio do Governo Federal a Pernambuco, além da aprovação do Marco Legal do Ensino Técnico, um projeto de sua autoria quando ocupava o cargo de deputado federal. “Há quinze dias, eu estava com o presidente Lula quando ele sancionou o novo Marco Legal do Ensino Técnico, um projeto pelo qual fui autor e que contou com a valiosa colaboração do Sistema S. Se o Brasil priorizasse a formação técnica, expandisse e replicasse as boas experiências desse sistema, teríamos uma mão de obra muito mais qualificada no Brasil, pois o mecanismo de ensino técnico é uma grande referência, e avaliamos isso no âmbito do Marco Legal. Gostaria de expressar gratidão pela sensibilidade demonstrada pelo Governo Federal ao defender esse projeto, que já conta com o compromisso do Ministro da Educação de torná-lo uma realidade na vida dos brasileiros em dois anos”, afirmou ele.
O Prefeito também ressaltou o lançamento e a importância do Novo PAC. “Hoje é um dia especial para o Brasil e para o governo do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. O Novo PAC, um plano de investimentos de R$ 1,7 trilhão, tem um olhar atento para o Nordeste. Pernambuco e o Recife têm muitas potencialidades e um ativo raro, que é a disponibilidade ao conhecimento e a capacidade de se reinventar a cada dia. Estamos satisfeitos por termos sido bem atendidos na decisão de investimento do PAC, com mais de R$ 90 bilhões destinados. Expressamos nossa gratidão por esse investimento na infraestrutura e modernização da indústria em Pernambuco e em todo o Nordeste. Dessa forma, conseguiremos reduzir cada vez mais as distâncias e desigualdades que ainda são significativas em nosso país”, comemorou.
O vice-presidente Geraldo Alckmin enumerou as medidas prioritárias do Governo Federal para o desenvolvimento industrial do país. “Nosso câmbio está favorável e competitivo, e os juros, embora ainda altos, estão em queda gradual. Além disso, a reforma tributária também contribuirá nesse sentido. Hoje, o novo PAC foi lançado e inclui, entre outras coisas, a Transnordestina, um projeto estrutural para o estado de Pernambuco. Também estamos otimistas quanto ao potencial crescimento da energia renovável, como solar, eólica, etanol, biodiesel e painéis de agricultura familiar. Tudo isso nos oferece boas perspectivas na área de industrialização inovadora e sustentável. Em Pernambuco, o PAC abrange desde investimentos em educação e saúde, incluindo a indústria farmacêutica e pesquisa, até ferrovias, rodovias e investimentos em empresas estatais, como a Petrobras. Um país que investe mais experimenta um maior crescimento em seu PIB”, concluiu ele.
Deixe um comentário