A primeira edição do Jardim Digital, festival de tecnologia, inovação, negócios e marketing digital, desembarca no Agreste, em Belo Jardim, em novembro, com a proposta de impulsionar o potencial disruptivo do município e da região, conectando educação e conhecimento com empreendedores, investidores, pesquisadores e a população. Com uma programação intensa e palestrantes de peso, o Festival já conta com a participação de grandes marcas locais e nacionais, referências em inovação e tecnologia como a Moura, a Zé Delivery, a Netflix, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria (ABDI), o Porto Digital, Rota do Mar, Copergas, Sebrae e Instituto de Tecnologia Mororó Moura.
Realizado pela Fundação Bitury, em parceria com o IFPE e com UFRPE, campus Belo Jardim, e com apoio do Porto Digital, o Jardim Digital será nos dias 23 e 24 de novembro, no Campus do IFPE de Belo Jardim. As inscrições são gratuitas pelo Sympla https://tr.ee/Hii8i6yZjK . Voltado para estudantes (secundaristas, ensino técnico e universitários), profissionais da economia criativa, empreendedores, startup, investidores e gestores públicos e privados, o Festival terá dois dias de atividades como hackthon, palestras, painéis, workshop e pitche, exposições de projetos, espaços temático promocional, de robótica e games.
Com o conceito O futuro no Agreste e o Agreste do futuro, o Jardim Digital tem como propósito ser um catalisador do ambiente de inovação, de tecnologia, da economia criativa e do conhecimento acadêmico em efervescência em Belo Jardim e na região. “O Agreste já está no futuro produzindo conhecimento, tecnologia, inovação e soluções nos centros acadêmicos e nas empresas. O desafio é colocar o “futuro” no Agreste, conectando esse ambiente com quem pensa e produz tecnologia e inovação em Pernambuco, no Brasil e no mundo”, afirmou José Ferreira, diretor de conteúdo do Jardim Digital.
Belo Jardim é o 10 maior PIB per capita de Pernambuco, sedia a Baterias Moura, referência no ramo de acumuladores e líder na América do Sul, e o Instituto de Tecnologia Mororó Moura (ITEMM), único no Brasil voltado exclusivamente para pesquisas relacionadas à eletrificação veicular e ao armazenamento de energia. O diretor do IFPE, campus Belo Jardim, Marcos Germano, afirma que o Jardim Digital trará uma visibilidade ao trabalho e ao conhecimento produzido no município e vai integrar todo o Agreste.
O município abriga os campi do IFPE e da UFRPE, ambos com diversos cursos na área de tecnologia e inovação da região, como engenharia de software, sistemas da informação, Engenharia da Computação, automação industrial, autarquia de educação, faculdades privadas e instituições de formação como Senac e Senai. No Agreste, municípios como Caruaru, Pesqueira e Garanhuns estão produzindo pesquisa, tecnologia e inovação e o polo de confecção tem investido em tecnologia e inovação. “É dentro das escolas, institutos, faculdades, universidades e empresas aqui do Agreste que são produzidas as inovações aqui no Agreste. Este evento surge como um potemcializador, um catalisador dessas novas ideias, colocando-as em destaque”, destacou o professor Luciano Galvão, diretor da Unidade Acadêmica de Belo Jardim da UFRPE.
“O festival Jardim Digital entrará para o calendário da região e com muito sucesso. Belo Jardim e o Agreste tem um forte polo industrial, vem se consolidando na educação técnica e superior, e precisava dessa vitrine de integração e divulgação”, comemora o coordenador do curso de Engenharia de Software, João Almeida. Com uma extensa programação, o Jardim Digital trabalhará com três eixos principais – inovação, negócios e marketing – e trilhas de conhecimento como tecnologia, empreendedorismo, comunicação e marketing, educação, economia criativa e cultura.
PALESTRAS – Entre os palestrantes confirmados está Silvio Meira, cientista-chefe da tds.company, professor extraordinário da Cesar School, um dos fundadores do Porto Digital; Pierre Lucena, presidente do Porto Digital: de Fernando Mazzarolo, CEO Zé Delivery; Caio Misticone, Gerente de Engajamento e Parcerias para América Latina da Netflix; Spartacus Pedrosa, Diretor Executivo do ITEMM; Francisco Dias, gerente geral de TI da Moura; Arnaldo Xavier, CEO da Rota do Mar. Além de workshop com Lanna Dioum, Analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Inovação (ABDI), painéis e oficinas ministradas pelo IFPE, pela UFPE, pelo Sebrae e pela ABDI, e espaços de exposição de projetos, games e robótica.
Deixe um comentário