A disputa para as duas vagas no Senado parece que já tem um favorito no Estado. Se na pesquisa estimulada anterior da Datamétrica o deputado e pré-candidato ao Senado, Jarbas Vasconcelos (MDB), liderava mas com uma margem apertada a frente de Mendonça Filho (DEM) e Humberto Costa (PT) agora ele pulou na frente já abriu 7 pontos de vantagem.
Na pesquisa estimulada divulgada em junho, Jarbas aparecia com 23% das intenções, enquanto Mendonça tinha 19% e Humberto 17%. Agora, no levantamento mais recente, Jarbas está com 32% das intenções, Humberto 25% e Mendonça com 24%. A leitura dos bastidores é que ao contrário de Mendonça e Humberto, Jarbas ainda focava até meados de junho a sua atuação na Câmara Federal, não tendo faltado sequer uma sessão no plenário, ao contrário de seus adversários. A partir de então é que Jarbas começou a colocar seu bloco na rua uma vez que o recesso parlamentar permite que ele possa atuar em suas bases sem prejuízo à sua função de deputado federal.
Um exemplo de como Jarbas vinha aliando a sua atuação no Congresso com as ações de campanha é que num intervalo de uma semana ele foi do cerrado ao sertão, passando até por terras estrangeiras. De Brasília, na semana passada, seguiu para a Mata Norte, onde na ultima quinta foi com Raul Henry (MDB) e Junior Uchoa (PSC) para um encontro político em Itambé. No sábado, seguiu para os EUA onde participa até hoje de reunião na ONU sobre desenvolvimento econômico. Na volta, já emenda com visita a Carpina, Caruaru e cidades do sertão do Estado.
Deixe um comentário