Foto: Leandro de Santana/PMJG
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) abrirá um escritório de assistência técnica no município do Jaboatão dos Guararapes, para apoiar os produtores, principalmente, da agricultura familiar. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (19), durante a abertura da 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri), que está acontecendo na sede do IPA. Participaram do ato a governadora Raquel Lyra, o presidente do IPA, Joaquim Neto, e o prefeito Mano Medeiros. O novo escritório entrará em atividade na próxima semana e funcionará na Rua Barão de Moreno, 260, Vila Rica.
O local foi escolhido estrategicamente por estar nas proximidades da Zona Rural do Jaboatão. A área rural representa 60% do território do município e tem uma população estimada em 15 mil habitantes distribuídos nos 26 engenhos. Por conta disso, os técnicos do IPA estarão mais próximos dos produtores, facilitando o trabalho de apoio e assistência técnica.
O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância desse escritório do IPA para o desenvolvimento da produção rural. “A agricultura familiar tem um grande potencial que precisa ser cuidado e incentivado. A formalização da parceria com o IPA é fundamental para o fortalecimento da produção desta cadeia produtiva. O IPA realiza um importante trabalho, apontando quais culturas se adaptam em cada região, desenvolve pesquisas que melhoram a qualidade dos produtos e orienta como o investimento deve ser aplicado. Tenho certeza que essa parceria fará a diferença na vida dos agricultores do Jaboatão”, ressaltou.
O gestor também destacou os incentivos que a Prefeitura do Jaboatão vem dando aos produtores rurais, com distribuição de sementes, parcerias para abertura de linhas de crédito e apoio técnico. “Nosso município tem todo o interesse em aproveitar a produção, principalmente, na merenda escolar. Por isso incentivamos os produtores a se associarem à cooperativa que é responsável pelo abastecimento nas escolas da rede municipal. Até o final do ano, nossa gestão vai aplicar R$ 5 milhões na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, porque entendemos a importância de valorizar esse setor”, ressaltou Mano.
O presidente do IPA, Joaquim Neto, falou da importância do Jaboatão para o setor produtivo, daí a necessidade de ter o escritório na cidade. “Vamos levar assistência técnica, pesquisas, extensão rural, inovação tecnológica e crédito rural assistido para garantir um maior apoio aos produtores da agricultura familiar”, destacou.
Deixe um comentário