Com a iniciativa “Política Integrada de Combate à Violência Contra a Mulher”, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu destaque na XXIX Cúpula de Mercocidades, que ocorre em Esteban Echeverría, na Argentina, até esta sexta-feira (6). A política integrada, coordenada pela Secretaria Executiva da Mulher, baseia-se em dois eixos de atuação: “Acolhimento com Proteção” e “Capacitação com Geração de Renda”.
O reconhecimento de “Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero”, organizado pela Unidade Temática de Gênero da Rede Mercocidades, foi feito na noite de quarta-feira (4), primeiro dia do evento. A primeira-dama do município, Andrea Medeiros, representa o prefeito Mano Medeiros na premiação. Ela subiu ao palco ao lado das secretárias executivas Juliana Paranhos (Mulher) e Norma Guimarães (Planejamento), além de Geny Nascimento, grande exemplo de como a política pública do município é desenvolvida.
“Jaboatão se sente muito honrado com esse prêmio. Trouxemos o nome da nossa cidade e do nosso prefeito, Mano Medeiros, para este importante evento. Apenas 12 iniciativas foram premiadas, entre elas, a da nossa cidade. Parabéns, Jaboatão dos Guararapes. Este prêmio é dedicado a cada mulher que inspira e fortalece o nosso trabalho”, discursou a primeira-dama, Andrea Medeiros.
“Para mim, é o maior orgulho estar aqui, representando Jaboatão dos Guararapes e o apoio às mulheres que são vítimas de violência doméstica. Eu sou exemplo de que é possível sair dessa situação, com o apoio da gestão”, narrou Geny Nascimento. Ela conseguiu romper o ciclo de violência com o apoio das políticas públicas do município e, hoje, trabalha no Centro de Referência da Mulher Maristela Just.
A Política Integrada de Combate à Violência Contra a Mulher do Jaboatão dos Guararapes concorreu na categoria “Segurança e combate à violência contra a mulher”, apresentando a metodologia de trabalho que está baseada em dois eixos de atuação. O primeiro é “Acolhimento com Proteção”, que visa prestar apoio e orientação às mulheres em situação de risco e violência, através do atendimento interdisciplinar nos eixos psicológico, social e jurídico, que ocorre no Centro Maristela Just. O segundo, “Capacitação com Geração de Renda”, que se dá através do Espaço Mulher Empreendedora e das feiras e lojas colaborativas.
“O diferencial da nossa política é integrar as duas frentes de atuação, que é acolher e promover meios para a justiça àquelas mulheres vítimas de violência e oferecer alternativas para a independência financeira, com os cursos profissionalizantes e o apoio à formalização e comercialização”, reforça a secretária executiva da Mulher, Juliana Paranhos.
A Rede Mercocidades conta com 380 cidades membro de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.
Deixe um comentário