A partir deste domingo (13), o Sesc Piedade movimenta uma semana de programação teatral gratuita. São nove apresentações de espetáculos, até o dia 19 de março, em três pontos descentralizados na cidade de Jaboatão dos Guararapes. Os palcos ficam localizados no Teatro Samuel Campelo, no Colégio Divino Mestre e na própria unidade do Serviço Social do Comércio. A iniciativa ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, ambos comemorados em 27 de março.
A abertura fica sob o comando do Grupo Proscênio, que apresenta no Sesc Piedade, às 15h, a peça “Aboio – Toada Ligeira para Surubim” neste domingo. A encenação, que tem classificação livre e conta com a direção de André Chaves e dramaturgia de Alexsandro Silva, traz a história do vaqueiro Zito pelos caminhos em busca do Boi Surubim. A duração é de 60 minutos.
No dia 14, os alunos do Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Piedade apresentam na unidade “Curral Grande”. A trama narra a vida da população do Sertão do Ceará durante a seca de 1932. Retirantes migravam para a capital em uma jornada de sobrevivência, enquanto as famílias com maior poder aquisitivo comemoravam o Carnaval em Fortaleza.
Já na terça-feira (15), o Teatro Samuel Campelo, recém-inaugurado, recebe às 16h o espetáculo infantil “Haru – A Primavera do Aprendiz” com o mágico pernambucano Rapha Santacruz. No enredo, ele busca o reconhecimento e orientação de um sábio mestre para aperfeiçoar os seus dons ilusionistas. A peça fala do tempo que não se mede com os ponteiros do relógio.
Durante a semana, o público poderá conferir ainda “Caliban” (15), “Angelicus Prostitutos” (16), “Bote a mão que ainda tá quentinha” e a “Homenagem ao Malandro” (17). Nos dois últimos dias da semana teatral, a programação traz o Grupo Engenho de Teatro, com “Luzia no Caminho das Águas”, e a Companhia Meias Palavras, com “As Travessuras de Mané Gostoso”. Os espetáculos podem ser conferidos na sexta-feira (18), ambos às 16h.
O encerramento (19) acontece com a peça ”Sebastiana e Severina”, do Teatro Kamikaze. O enredo traz duas rendeiras que sonham em encontrar um príncipe encantado para casar. A chegada de Chico à cidade desperta o interesse delas. O destino faz as moças descobrirem o valor da amizade. A encenação entra em cartaz às 16h, no Teatro Samuel Campelo. A classificação etária é de 8 anos.
A distribuição de senhas de acesso é realizada uma hora antes do início de cada peça e a programação pode ser conferida no site www.sescpe.com.br.