A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes é Top 4 do Prêmio Agilidade Brasil – Edição Setor Público. Concorrendo com outros grandes órgão públicos de todo o país, a Controladoria Geral do Município participou com o case Agiliza CGM: transparência, inovação e eficiência no controle interno, conquistando o 4° lugar na categoria Gestão e Administração Pública. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (20), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Foi a primeira vez que o município participou da disputa.
A Controladoria Geral de Jaboatão conquistou o prêmio com a implementação da metodologia ágil em seus processos de trabalho, com objetivo de aumentar a eficiência operacional, promover a transparência nas atividades de controle e se aproximar da população. Com adoção de práticas ágeis e Business Intelligence, a equipe passou a operar em ciclos curtos de desenvolvimento, priorizando a colaboração interdisciplinar, a comunicação transparente e a entrega contínua, a fim de responder de forma eficiente às demandas da sociedade, contribuindo para melhoria dos serviços públicos municipais.
A subcontroladora do Jaboatão dos Guararapes, Pricylla Lopes, falou sobre a importância da premiação. “É o reconhecimento do comprometimento com uma gestão pública de qualidade, a capacidade de inovar, entregar resultados rápidos e impactantes para a população. É uma inspiração para continuarmos buscando soluções ágeis e eficazes que possam transformar a vida dos cidadãos”, ressaltou. Também representaram o município na premiação a assessora de Transparência e Governo Aberto, Ana Beatriz Estevez, e o gerente de Projetos da Secretaria Executiva de Governo Digital, Fabio Lessa.
O Prêmio Agilidade Brasil é uma das principais premiações de reconhecimento das organizações que adotam práticas de gestão ágil, valorizando instituições e profissionais que contribuem de maneira inovadora e efetiva para o desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira. A edição deste ano teve como objetivo reconhecer iniciativas que promoveram a gestão inovadora e as boas práticas ESG (Environmental, Social, and Governance), destacando projetos que estão alinhados com as tendências globais de responsabilidade e sustentabilidade.
A Controladoria Geral do Jaboatão dos Guararapes também participa do Prêmio Cidades Inteligentes de Seul (Seoul Smart City Prize), com o Projeto “Escola Cidadã”. A ação integrada com a Secretaria Municipal de Educação leva aos estudantes do 6º ao 9º ano temas como participação social, direitos e deveres dos cidadãos e o papel da ouvidoria como órgão de controle social, ressaltando a importância da participação popular na gestão pública municipal. A premiação é promovida pela Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (WeGO) e o Governo de Seul e terá o resultado anunciado em outubro.
Deixe um comentário