A partir de um convênio firmado entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH), cem reeducandos do sistema penitenciário do Estado – 85 homens e 15 mulheres – serão selecionados para trabalhar no município. A expectativa é que eles comecem a prestar serviços a partir de 4 de julho. A iniciativa gera oportunidade para penitenciários do regime aberto, ajudando sua reinserção na sociedade.
Uma reunião entre integrantes da gestão municipal e da SJDH, na sala de situação da Prefeitura, em Prazeres, acertou a logística operacional do convênio atendido pelo Patronato Penitenciário, órgão da secretaria estadual. Foi estabelecida a carga horária de trabalho (44 horas semanais) e a remuneração dos reeducandos – R$ 880. Eles também serão inseridos em todos os programas sociais oferecidos aos servidores de Jaboatão, a exemplo do Viver Bem e do de acompanhamento psicológico.
A maioria dos reeducandos (80) atuará na Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), prestando serviços de limpeza de rua, praças e galerias. Os demais serão distribuídos entre outras pastas e órgãos, entre elas a de Direitos Humanos, Mulher, Defensoria, Controladoria, Gabinete, Comunicação, Meio Ambiente, Patrimônio e Almoxarifado.
Com a parceria, a Prefeitura do Jaboatão investirá R$ 121,070,00 por mês, recursos destinados ao pagamento da bolsa dos reeducandos, vale transporte e cestas básicas para os mesmos. “O foco principal é contribuir para devolver essas pessoas à sociedade, fazendo com que elas tenham uma nova oportunidade”, afirmou a secretária de Direitos Humanos, Política sobre Drogas e Juventude do município, Ana Selma Santos.