Formado por médicos Audioprotético, Fonoaudióloga e Otorrinolaringologista, o grupo tem como objetivo ajudar as Crianças surdas pelo Mundo Inteiro. Na ocasião, a acão contemplará 106 aparelhos auditivos a população carente do município de Itapissuma.
A Prefeitura de Itapissuma, através da Secretaria de Educação do município, recebe nesta segunda (17), a visita da Missão Francesa com fins humanitários que tem como principal objetivo ajudar as Crianças surdas do Mundo inteiro.
Com uma equipe médica de profissionais como: Audioprotético, Fonoaudióloga e Otorrinolaringologista, a ação acontece na Secretaria de Educação do Município, nesta terça-feira (18), a partir das 9h da manhã, onde serão entregues 106 aparelhos auditivos trazidos pelos médicos franceses para as pessoas carentes de Itapissuma e de Surubim.
A Secretaria de Educação destaca que a logística de identificação do público alvo para receber os aparelhos é feito através de um acompanhamento precocemente realizado pelo município com a coordenação de educação inclusiva (para identificar as crianças da rede municipal que necessitam) e com a secretaria de saúde que faz a triagem das pessoas (idosos e adultos), através dos cadastros existentes nos postos de saúde.
Sobre a Missão Francesa e sua história
Association pour l´Aide aux Enfants Sourds du Monde
Associação para Ajuda as Crianças surdas do Mundo
A Associação de ajuda as crianças surdas do mundo, começou em 1998 com um desafio lançado por Marie-Thérèse EYCHENNE, uma senhora muito conhecida na região do Ariège (França) por seu carisma, seu compromisso com a Igreja Católica e atualmente devotada à comunidade de Saverdun.
Em 1997, ela veio ao Brasil para comemorar os 50 anos de sacerdócio (1947-1997) do Padre Servat na cidade de Itapissuma, este que é natural da região do Ariège.
Padre Servat era um missionário, trabalhador incansável na luta dos mais necessitados e tinha como amigo Dom Hélder CÂMARA, arcebispo de Olinda e Recife.
Padre Servat, apresentava perda auditiva decorrente de uma presbiacusia e se dirigiu a Escola Zuleide Marques, em Itapissuma, para realizar uma consulta com a fonoaudióloga Cláudia Leal que dava assistência às crianças surdas do município, no intuito de realizar uma indicação e adaptação de prótese auditiva (AASI). Ao chegar na escola, deparou-se com uma turma de crianças surdas, as quais não eram protetizadas, o mesmo inconformado colocou como meta ajudar essas crianças, recorrendo a sua amiga Marie-Thérèse.
Logo depois que retornou a França, Marie-Thérèse EYCHENNE informou a Christine DAGAIN, Audioprothésiste, da região do Ariége, FOIX, que em Itapissuma, cidade na época de 18.000 habitantes, havia uma escola com 25 crianças não protetizadas, uma realidade de mais de 60 anos atrás na França, e que toda a equipe da escola sonhava com a possibilidade de receber equipamentos e próteses para os alunos e assim, estimular a oralização dos mesmos.
Christine DAGAIN, com o apoio do Pe. Servat e da Secretária de Educação de Itapissuma a época, Aldinha, abraçou a causa de imediato e após refletir e organizar a missão, conseguiu viabilizar o projeto, quase um ano depois, chegando ao Brasil em 1998, com uma pequena equipe. Foram protetizadas todas as crianças surdas da Escola Municipal Zuleide Marques do município de Itapissuma.
Com isso, nasce a Association pour l´Áide aux Enfants Sourds du Monde, presidida pela Christine Dagain, Bruno Prats e vários colaboradores franceses, aqui no Brasil se soma a esse equipe, Cláudia Leal Brayner, Fonoaudióloga, Mariana Leal, Otorrinolaringologista, além de Fernanda Lima, Fonoaudióloga e Alberto Xavier, Otorrinolaringologista (in memória).
Já são inúmeros os municípios beneficiados com essa ação, Itapissuma, Itamaracá, Surubim, Gravatá, Bom Jardim, Orobó, Casinhas, João Alfredo, Moreno, Gravatá, Água Preta, Recife, Bonito e Olinda.
A missão já doou mais de 1.500 aparelhos auditivos, pilhas, equipamentos, brinquedos e pequenos souvenirs.
O olhar benevolente da missão abraçou os jovens, adultos e a terceira idade, mesmo a prioridade sendo as crianças, sabe-se que essa população tão carente que praticamente não consegue comprar seus medicamentos, é presenteada por essa doação, aumentando sua qualidade de vida.
Todos os anos, Christine Dagain e amigos, conseguem esses aparelhos para doações, através de vários eventos filantrópicos, onde são realizados quermesses, jantares, apresentações de ópera, shows musicais, dentre outras ações em sua região, e com esses valores o material necessário é comprado para mais um ano de missão. Eles sempre estão atuando, até depois da missa, de verão a verão em prol desse trabalho, um verdadeiro ato de amor e solidariedade. Hoje já estão beneficiando também as crianças surdas da Tunísia.
Por todo esse trabalho realizado no Brasil, Christine DAGAIN recebeu em 2008, a mais alta condecoração do governo francês, na época o Presidente era o Nicolas Sarkozy (2008), segue mais condecorações recebidas:
– Chevalier de La Légion d’Honneur 1997
– Officier de La Légion d`Honneur 2008
– Presidente do Soroptimist Internacional – Union Française 2012 -2014
– Representante do Soroptimist Internacional à l´Unesco 2001-2010
– Membro de Honra do Rotary Club Recife 2003
– Título de Cidadã de Surubim concedido por unanimidade 2008
– Título de Cidadã de Itapissuma concedido por unanimidade 2010
– Medalha de Honra da Pedra Negra de Itapissuma em 2017
– Ordem do Mérito da Educação, grau comendadora em 2023.
Nesses 23 anos de Missão, estiveram presentes em todos os anos, Christine Dagain, Bruno Prats e Claudia Leal Brayner.
Deixe um comentário