Não é de hoje que duvido da confiabilidade do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. Não tenho elementos para acusar ninguém e dizer que a pesquisa é fraudada ou coisa do gênero. Mesmo que tivesse, não proferia uma alegação leviana. Mas o que venho elencar aqui apenas corrobora minha dúvida quanto a lisura das pesquisas daquele instituto.
Sempre tenho por hábito acompanhar a tramitação das pesquisas e sempre sei quando teremos pesquisa nova em Pernambuco, sobretudo nas principais cidades do estado. O Instituto Maurício de Nassau registrou pesquisa no dia 14 de setembro, juntamente com o Instituto Opinião, onde a divulgação da pesquisa se daria hoje, 19 de setembro de 2012.
Todos que acompanham pesquisa sabiam que hoje sairia a nova rodada do Instiuto Maurício de Nassau, inclusive, como habitualmente faço em meu Twitter, coloquei minha previsão para os números. Pouco tempo depois, chegou a informação que o Instituto Maurício de Nassau apresentaria a pesquisa hoje apontando Geraldo Júlio com 52%, Humberto Costa e Daniel Coelho com 17% cada e Mendonça Filho com apenas 5%. Se é verdade, não sei. Não posso afirmar.
O fato é que o Instituto, sabe-se lá por qual motivação, mudou a data de registro e divulgará a pesquisa apenas no dia 23, ou seja, no domingo. Como se não bastasse, tem uma segunda pesquisa registrada para a mesma data. Porém, cauteloso como sou, tirei um Print Screen da tela do TSE e vi, conforme vocês podem observar na imagem, que a pesquisa havia sido registrada ontem, mas os questionários seriam 17 e 18 de setembro. Como pode ter questionário antes do registro?
Não entendemos a motivação, espero que os responsáveis expliquem isso, mas que algo está muito estranho, está. Não apenas uma discrepância acima da margem de erro, conforme já havia sido comentada por mim, mas algo muito opaco está no ar.
Deixe um comentário