O esforço, dentro do Programa Terra Plantar, do Governo do Estado, é para que todos, nas diversas regiões, aproveitem a janela de plantio, com o período de chuvas, e reforcem a Safra de 2024/2025 de feijão, milho e sorgo
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) definiu o mês de março como prazo máximo para finalizar o ciclo de distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo aos agricultores e agricultoras familiares do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana dentro do Programa Terra Plantar, do Governo do Estado. Isso garante o plantio dentro do período de chuvas e, consequentemente, provocará impactos relevantes na safra 2024/2025.
A informação foi divulgada na quarta-feira (22), pela presidente do IPA, Ellen Viégas, em Arcoverde. Última cidade do Sertão, onde foi dado o estarte, esta semana, da entrega dos grãos a centenas de produtores e produtoras.
Antes de Arcoverde, a presidente, acompanhada de todos os diretores do IPA, esteve nas regionais de Petrolina, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira para a execução do Terra Plantar.
Ellen Viégas faz um balanço positivo deste primeiro ciclo de entregas. “Percorremos mais de 1.600 quilômetros, em três dias, levando essas boas notícias. Depois de muito tempo, as sementes estão chegando na hora certa, dentro da janela de plantio, que é quando as chuvas chegam nas diversas regiões. Estamos trabalhando, com toda nossa equipe do IPA, para que, assim como ocorreu no Sertão, o produtor e a produtora da Zona da Mata, do Agreste e da Região Metropolitana também recebam as sementes o mais rápido possível”.
A presidente do IPA enfatizou que esse é um compromisso importantíssimo da governadora Raquel Lyra para fortalecer a agricultura familiar no estado, garantir mais renda para os produtores e segurança alimentar e comida de qualidade na mesa dos pernambucanos. “Além da entrega de sementes, este ano o Terra Plantar vai assegurar a aração de terra e isso vai ajudar muito os produtores familiares e impactar na Safra”, diz ela.
ESPERANÇA
Agricultores e agricultoras comemoram o Terra Plantar e apostam na boa produtividade da safra 2024//2025. Só no Sertão , estão sendo entregues 520 toneladas de sementes, com investimentos de R$8,4 milhões do Governo de Pernambuco. E muita gente já começou a produção.
Ronilva dos Santos, presidente da Comunidade de Encruzilhada, em Afogados da Ingazeira,é uma das beneficiadas e já faz planos. “A chuva para nós sertanejos é uma grande alegria. E com ela chegaram as sementes no tempo certo. Também vamos ter aração de terra, então nossa esperança é de dias melhores. É hora de colocar a semente debaixo da terra e isso é uma imensa conquista”, disse ela .
Já Leidiana Maria , presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio Pitombeira, em Salgueiro, diz que essas ações do governo trazem esperança . “ É a esperança de que a gente possa ter mais facilidade na agricultura. Esse Terra Plantar veio como uma luva . A esperança que a gente tinha de que as coisas melhorassem está acontecendo e se tornando realidade”, festeja.
Em Araripina , quem também está muito empolgada é Maria Luiza. “A semente chegou no tempo das chuvas para a gente colocar ele debaixo do chão. A gente espera uma safra muito boa”.
Deixe um comentário