Na manhã desta quinta-feira (14), o interventor do município, Mário Cavalcanti, junto com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Irmã Velúzia Rodrigues, empossaram os novos conselheiros tutelares de Gravatá, eleitos no dia 04 de outubro de 2015. Durante a solenidade, também esteve presente o secretário de Governo, Comunicação e Imprensa, Arthur Cunha, além da representante do Ministério Público de Pernambuco, Drª Fernanda Nóbrega, vereadores e representantes dos conselhos municipais da cidade.
“Esse e um dos conselhos mais importantes que temos na cidade porque suas ações se desdobram em outras áreas, a exemplo da segurança, educação, saúde e assistência social. Por isso, nós iremos fazer o maior esforço para apoiar a atuação do conselho e nos unir com a sociedade. Todos queremos o melhor para Gravatá e cuidar das crianças e adolescentes de nossa cidade é, sem nenhuma dúvida, garantir um futuro melhor para os cidadãos que serão formados para um futuro próximo”, explicou o interventor do município, Mário Cavalcanti.
A presidente do COMDICA, Irmã Velúzia Rodrigues, falou sobre a satisfação de trabalhar na defesa dos direitos da criança e do adolescente e na atuação do Conselho Tutelar. “Nós trabalhamos para pensar o que iremos fazer para, dentro da lei, proteger nossas crianças e adolescentes. Esse trabalho é desenvolvido por uma rede de proteção que conta com o apoio da Polícia Militar, Ministério Público e o Conselho Tutelar. Quando os direitos da criança e do adolescente estão sendo violados fazemos, portanto, a investigação e, de acordo com a demanda, atuamos junto com a rede”, disse.
Os novos conselheiros irão exercer as funções no período de 10 janeiro de 2016 a 09 de janeiro de 2020. Foram diplomados como conselheiros titulares: Severino Adilson Valdevino dos Santos (Adilson do Conselho), Josefa Severina de Moura (Tia Jô), Maria Ester Gomes de Melo, André Heleno dos Santos (André do GAMR), Rivaldo Severino da Silva. Já os suplentes são: Adriana Moura Souza da Silva (Irmã Adriana), Samy Rogerio de Lemos, Maria Janine de Lira (Janine do Projovem), Jailson Urbano da Silva (Jailson sem-terra), Ilenne Izabely de Moura Leal Monteiro.
Histórico: Criado pela Lei Federal 8069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar é um órgão de proteção e defesa de crianças e adolescentes. Em Gravatá, o conselho foi instituído pela Lei Municipal 1972/1991 e, hoje, é regido pela Lei Municipal 3437/2008. Na última eleição, 4061 eleitores totalizaram 20.305 votos que elegeram os membros que formam a 9º equipe de conselheiros tutelares no município.