Jaboatão dos Guararapes encerrou o Outubro Rosa nesta quarta-feira (30), com uma multidão de mulheres trajando a cor da campanha e lembrando à população da importância da prevenção do câncer de mama. A III Caminhada das Mulheres foi conduzida pela primeira-dama, Andréa Medeiros, e partiu do viaduto Geraldo Melo (PECOM), terminando em frente ao Palácio da Batalha, em Prazeres, onde o prefeito Mano Medeiros recebeu o grupo e aconteceu o Mutirão Mais Jaboatão.
“Esse evento é feito com muito carinho, é uma ação do PPS (Programa de Políticas Públicas Sociais), do gabinete da primeira-dama, com direcionamento do prefeito Mano Medeiros, que nos permite hoje alertar nossas mulheres jaboatonenses sobre a importância de se cuidar. Há três anos fazemos essa caminhada de alerta: venham participar cada vez mais, façam o autoexame, procurem um posto de saúde”, reforçou Andréa Medeiros.
Ainda na programação do Outubro Rosa, nesta quarta-feira, a Prefeitura do Jaboatão ofertou uma série de serviços no Ambulatório Especializado Ensino-Serviço/Afya, em frente ao Palácio da Batalha, como odontologia, clínico geral, testagem, vacina, triagem, Hemoglobina glicada (HGT) e aferição de pressão. E, claro, o enfoque principal foi a mamografia, um exame de imagem preventivo, que permite a identificação de lesões, como nódulos e cistos, que podem ser sinal de câncer.
O mamógrafo móvel está diariamente circulando por comunidades do município oferecendo o exame, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e disponível nas redes sociais da Prefeitura. Quem tiver qualquer desconfiança da doença pode ir diretamente a uma Unidade de Saúde da Família (USF) para realizar consulta e, caso haja indicação, será prescrito o exame de diagnóstico por um médico e feito o encaminhamento para o Sistema de Regulação. Nesse caso, a mamografia será realizada num dos serviços conveniados ao município.
Segundo o Ministério da Saúde, são sinais de alerta do câncer de mama: saída de secreção pelo mamilo, vermelhidão na pele da mama, mama com aspecto de casca de laranja, nódulos palpáveis nas mamas, axilas ou no pescoço. Dor local também pode ser um sinal.
Deixe um comentário