O vereador Hélio Guabiraba convocou uma sessão solene nesta sexta-feira (6), às 10h, para celebrar o Dia do Repórter Fotográfico, comemorado na última segunda-feira (2). O parlamentar criou o Prêmio Alexandre Severo buscando valorizar os profissionais da área que tem se destacado no cenário pernambucano e nacional eternizando notícias e momentos por meio da fotografia.
A honraria, que será entregue pela primeira vez, leva o nome de Alexandre Severo Gomes e Silva, que morreu no mesmo acidente de avião que vitimou o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto de 2014. Ele era o fotógrafo oficial da campanha de Eduardo. A família do fotógrafo, que participará do evento, vai receber uma homenagem in memorian de Severo.
Na solene, Pedro Luiz, que trabalhou na revista O Cruzeiro no ano de 1965 e passou por diversos veículos de comunicação do Estado, vai falar em nome de todos. “É com muita honra que eu participarei desse momento depois de quase 60 anos dedicados à fotografia. Eu agradeço ao vereador Hélio Guabiraba por essa justa homenagem”, disse o fotógrafo que se aposentou no início do ano.
Por sua vez, Hélio Guabiraba destacou que é muito importante valorizar os profissionais que realizam um grande trabalho documentando a história política, cultural e social de uma sociedade. “Tenho certeza que todos os repórteres fotográficos do Recife e de Pernambuco se sentirão representados em nome dos que aqui estarão. Também será o momento de muita emoção com a justa homenagem que faremos in memorian de Severo, que tinha um verdadeiro olhar humanizado para as questões em sua volta”, ressaltou o parlamentar.
Prêmio Alexandre Severo
Formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e com pós-graduação em fotografia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Alexandre Severo se tornou uma referência no que se trata de fotografia.
Desde 2002, Severo acumulava em sua carreira importantes trabalhos e prêmios nacionais e condecorações internacionais. Na capital pernambucana, o premiado profissional passou pelas redações do Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco.
Deixe um comentário