Com um mandato também voltado para os autistas, o vereador Hélio Guabiraba (Sem partido) convocou uma reunião pública para tratar sobre o tema. Denominada “Quantos autistas há no Brasil e a importância desses dados para a cidade do Recife”, o encontro acontece, nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Participam do encontro representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação, OAB-PE e de associações ligadas ao tema.
O vereador Hélio Guabiraba explicou que, atualmente, não existem dados oficiais sobre quantos autistas possuem no Brasil, mas que o levantamento deve entrar no censo demográfico do IBGE em 2020, após a sanção da Lei Federal 13.861/2019 . “A partir do panorama traçado pelo censo, poderemos ampliar esse debate para que as políticas públicas possam ser mais eficazes para os autistas. Dai, a importância desse encontro aberto ao público em geral”, explicou.
Além da audiência, o vereador Hélio Guabiraba teve a iniciativa de organizar uma exposição inédita na Câmara Municipal do Recife com pinturas em tela produzidas por crianças e jovens autistas, sob a supervisão dos artistas plásticos Zildo Marques e Rinaldo Ferreira. As obras serão expostas nos dias 15 e 16 no Salão Nobre da Câmara. Na sexta, no encerramento da exposição, as obras serão leiloadas.
O valor arrecadado será destinado ao projeto Compartilhar Solidariedade, que acolhe e atende famílias que receberam o diagnóstico dos seus filhos autistas. Os quadros foram pintados no último sábado (10), no evento denominado “Ateliê Solidário: arteterapia no autismo”, na sede do União da Macaxeira, no bairro da Macaxeira.
Deixe um comentário