A governadora Raquel Lyra marcou presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com uma delegação de 42 representantes dos setores público e privado, Pernambuco esteve presente para debater políticas públicas destinadas ao setor cultural.
O evento, que teve início na segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e visa discutir as demandas do setor cultural com base nas contribuições dos agentes atuantes no campo. As propostas resultantes serão fundamentais na definição das diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), visando valorizar, reconhecer e preservar a diversidade cultural do país.
A governadora destacou a importância do debate sobre políticas públicas para a cultura, ressaltando a necessidade de ouvir e considerar as diversas vozes do setor. Além disso, durante a conferência, Pernambuco celebrou a conquista de 15 CEUs da Cultura, equipamentos culturais solicitados pelo estado e contemplados no Novo PAC Seleções, anunciado na mesma manhã do evento.
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, enfatizou a relevância da conferência como um momento de cooperação institucional entre os entes públicos e a sociedade civil, destacando a diversidade cultural do estado representada na delegação.
A CNC é promovida pelo Ministério da Cultura e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), reunindo representantes de todo o país para discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento cultural nacional.
Deixe um comentário