Sessão solene na Alepe marcou o centenário de nascimento do pernambucano
O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), da sessão solene em homenagem ao centenário do nascimento de Paulo Cavalcanti – a reunião foi proposta pelo líder do Governo, Waldemar Borges. Câmara classificou o homenageado da noite como um verdadeiro “humanista, que não aceitava injustiças”; além de um “político habilidoso”.
“São muitas facetas; qualquer uma delas seria suficiente para justificar uma homenagem. Mas, neste plenário histórico, onde por duas legislaturas Cavalcanti representou o povo pernambucano e defendeu com firmeza e elegância seus ideais, queria destacar a dimensão política do nosso homenageado”, discursou Paulo Câmara.
De acordo com o governador, “foi através da política que o homenageado deu corpo e unidade” à sua luta. “O advogado, o servidor público, o intelectual, o humanista, o líder e todas suas outras facetas convergiram para formar um político exemplar. Que atuou dentro e fora do parlamento, como histórico militante do Partido Comunista Brasileiro”, afirmou Câmara.
Paulo Cavalcanti, que faleceu há 20 anos, atuou na criação e na manutenção da Frente Popular que elegeu Pelópidas Silveira prefeito do Recife, e, posteriormente, nas campanhas de Miguel Arraes, tanto para prefeito da capital, quanto para governador. “Na sua trajetória política, Cavalcanti conseguiu uma coisa rara para quem viveu mergulhado no confronto das ideias, nos embates das tribunas e nas disputas eleitorais: teve a admiração dos aliados e o respeito dos adversários”, argumentou Paulo Câmara.