O prefeito Geraldo Julio sancionou o Plano Municipal de Juventude do Recife, na manhã desta quinta-feira (15), no gabinete do 9º andar do edifício-sede da prefeitura. O documento é um marco legal na consolidação das políticas públicas voltadas para os jovens, que constituem cerca de 30% da população recifense, e foi aprovado pela Câmara dos Vereadores do Recife no dia 22 de novembro deste ano. A iniciativa da Prefeitura do Recife foi conduzida pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ) e em consonância com as demandas apresentadas pela própria juventude recifense.
“Com esse plano construído conjuntamente entre poder público e sociedade, a juventude recifense deu exemplo e mostrou que tem maturidade para estruturar, democraticamente, um planejamento para orientar toda a política pública municipal das diversas secretarias para que a gente possa continuar construindo um futuro melhor para nossos jovens. Agora a gente tem um plano que orienta para os próximos dez anos as ações para a juventude da nossa cidade”, explicou o prefeito Geraldo Julio. Entre as políticas voltadas para os jovens que já estão em andamento na atual gestão é possível citar o Prouni Recife, o Passe Livre, o Compaz, o Conecta Recife, entre outras.
Com a sanção do Plano Municipal de Juventude do Recife (PMJ), o município se torna a segunda capital do País a ter o documento, que foi estruturado em um formato pioneiro. Funcionará como um instrumento de planejamento para aproximadamente dez anos que trata a política pública de forma intersetorial, estratégica e estruturada para os jovens, tendo como subsídios as escutas feitas nas pré-conferências e Conferências Municipais da Juventude, cuja terceira edição ocorreu em agosto de 2015, passando pelas seis Regiões Político Administrativas (RPAs) do município e proporcionando um amplo debate.
Um grupo de trabalho formado por membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife, poder público, jovens da sociedade civil, representantes de coletivos juvenis e de ONGs, pesquisadores e especialistas da área acompanharam todo o processo de elaboração do Plano Municipal de Juventude do Recife.”Nós estamos aqui hoje mais do que comemorando essa grande vitória, uma vitória da juventude recifense. O Recife hoje historicamente vai assinar um plano que vai de fato mudar a vida da juventude aqui no nosso município. Como somos protagonistas, muitas outras cidades vão seguir esse exemplo vitorioso”, comemorou o integrante do Conselho Municipal de Juventude, Jocimar Gonçalves.
O Plano Municipal de Juventude do Recife é composto por eixos, diretrizes, metas, prazos e objetivos estratégicos, agrupados em dois macro vetores: Políticas Públicas de Vivência Juvenil e Políticas Públicas de Transição para a Vida Adulta. Também é composto por um plano de ação bienal, o que permite ao Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude monitorar e reavaliar as políticas. Todos os 11 direitos previstos na juventude integram o PMJ.
Deixe um comentário