O prefeito Geraldo Julio lançará, nesta quinta-feira (10), o primeiro dos cinco Centros Comunitários da Paz (Compaz) que serão construídos no Recife. O ato será realizado às 9h, no local onde a unidade será erguida. Trata-se do antigo clube da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Para construir o equipamento, a Prefeitura conseguiu que a Chesf cedesse o clube desativado. Amanhã, também será assinada a cessão do terreno.
O primeiro Compaz, que vai funcionar em uma área de 17 mil metros quadrados, contará com biblioteca, cine teatro, piscina, ginásio coberto, quadra de tênis, campo de futebol; entre outros equipamentos de cultura e lazer. Além disso, o espaço oferecerá aos moradores do entorno cursos de capacitação profissional para jovens em situação de risco, mediação de conflitos, acesso à Justiça, políticas de prevenção às drogas e violência e apoio psicológico para pessoas em situação de desagregação social.
O principal objetivo do Compaz é oferecer alternativas para prevenir a criminalidade e o consumo de drogas, principalmente entre os jovens, além de funcionar como uma ferramenta de inclusão social. Esse trabalho será realizado através de políticas integradas e equipamentos de alta qualidade. O modelo é baseado em experiências que deram certos em outras cidades do mundo.
O primeiro Compaz beneficiará diretamente os moradores da RPA 4, que abrange os bairros Prado, Zumbi, Torrões e Engenho do Meio – essas localidades registram altos índices de criminalidade. O centro também vai atender a demanda da população por bibliotecas e espaços de convivência.
Deixe um comentário