O prefeito Geraldo Julio lança, na próxima quinta-feira (2), o Programa Mãe Coruja Recife, em ato a ser realizado no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, às 11h. Compromisso do programa de governo do gestor, a iniciativa tem o objetivo principal de reduzir a mortalidade materna e infantil no Município. O primeiro bairro a receber as ações será Água Fria, na Zona Norte. O trabalho que será desenvolvido no Recife é baseado na experiência de sucesso do Mãe Coruja Pernambucana, criado em 2007 pelo Governo do Estado. Em seis anos de atuação da política pública, os índices de mortalidade infantil caíram de 25% para 15% em 103 municípios.
Além de Água Fria, o programa será estendido aos bairros de Santo Amaro, Joana Bezerra, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Torrões, San Martin, Coqueiral, Ibura e Cohab, que registram os maiores índices de mortalidade materna e infantil na cidade. O Recife contará, inicialmente, com dez Espaços Mãe Coruja, que serão implantados até o final do primeiro semestre de 2014 nos bairros selecionados com base nos critérios das condições de saúde e de vulnerabilidade social da população, onde mães e recém-nascidos apresentam maior risco de morte.
“Já realizamos o processo de diagnóstico e planejamento do programa. Todas as mães do Recife, a partir da implantação do Mãe Coruja, terão direito a fazer sete consultas de pré-natal e três ultrassonografias para poder ter uma gravidez melhor preparada e um parto melhor planejado”, assegurou Geraldo Julio.
Gestantes que moram no Recife e são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus filhos, a partir do nascimento até os cinco anos de idade, terão atenção integral em um espaço apropriado especificamente para acolhimento, com políticas públicas específicas para esse público. Nos espaços do Mãe Coruja Recife, serão realizados cursos para gestantes, campanhas educativas, além da distribuição do Kit Bebê para as mães que comparecerem às sete consultas de pré-natal nas unidades de saúde.
As mães serão cadastradas e passarão a receber acompanhamento e monitoramento com a proposta de fortalecer as ações de saúde, em uma ação conjunta que envolve, além da Secretaria municipal de Saúde, várias pastas da Prefeitura, órgãos, entre outras instituições públicas e privadas.
UPINHA – Durante entrevista ao NETV 1ª Edição nesta segunda-feira (30), o prefeito Geraldo Julio anunciou a entrega da primeira Upinha 24 Horas, no bairro de Casa Amarela, para o dia 23 de janeiro. A partir de um investimento de R$ 1,8 milhão em uma área de dez mil metros, o equipamento disponibilizará consultórios médicos e odontológicos, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), salas de observação, nebulização e sutura. Além de espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos.
“É uma experiência nova que trazemos para a tenção básica, aquela dos postos de saúde. Começaremos por Casa Amarela. Em fevereiro entregaremos a Upinha do Córrego do Jenipapo; depois os equipamentos da Linha do Tiro e Bomba do Hemetério”, pontuou Geraldo Julio.
Deixe um comentário