O prefeito Geraldo Julio participou, na tarde desta quinta-feira (16), da missa campal em homenagem à padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano do Recife, Dom Fernando Saburido. A solenidade ocorreu no Pátio do Carmo, em frente à Basílica que homenageia a santa, no bairro de Santo Antônio.
Uma multidão de amarelo, cor que representa Nossa Senhora do Carmo, acompanhou a celebração. O prefeito, que sempre prestigia o dia dedicado à santa, estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Melo, e do vice-governador Raul Henry, e ressaltou a importância de se realizar esta homenagem. “Hoje, mesmo em um dia de chuva, veio muita gente expressando sua fé, fazendo agradecimentos e pedindo bênçãos. Estamos passando por um ano muito difícil no país e neste momento as preces e a fé são muito importantes”, definiu Geraldo.
O prefeito lembrou ainda que a Prefeitura do Recife dedica um apoio importante à Festa de Nossa Senhora do Carmo. Alguns órgãos e secretarias foram mobilizados para oferecer maior conforto aos fiéis que foram ao centro da cidade. “É uma manifestação que envolve muita gente na cidade. Muitas pessoas que têm fé em Nossa Senhora do Carmo. E estamos atuando com toda uma infraestrutura necessária para que tudo ocorra com muita paz e a população circule com tranquilidade”, acrescentou.
A Prefeitura do Recife atuou na festa com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que destacou 80 agentes de trânsito para o trabalho de fiscalização e operação de tráfego, com o objetivo de proporcionar mobilidade no entorno do bairro de Santo Antônio, onde fica a Basílica do Carmo. Já a Guarda Municipal do Recife (GMR) estava com um efetivo de 20 agentes no combate à poluição sonora e à depredação ao patrimônio público.
A Secretaria Executiva de Controle Urbano realizou fiscalização no ordenamento do comércio informal e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos circulou no entorno do local da festa, realizando intervenções voltadas à sensibilização da população quanto aos direitos das crianças e adolescentes e à busca ativa de situações de trabalho infantil, negligência, exploração sexual e outras violações de direitos.