O prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Bomtempo, veio até o Recife para conhecer de perto o funcionamento da plataforma Transforma Recife, primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura. O gestor fluminense foi recebido na manhã desta terça-feira (13) pelo prefeito Geraldo Julio, que explicou o funcionamento do programa. Bomtempo ainda cumprirá uma agenda de visitas e reuniões com instituições inseridas no Transforma Recife e já adiantou a intenção de levar a experiência para Petrópolis.
“A gente já percebeu que este programa de voluntariado do Recife já transbordou e hoje possui um reconhecimento fora da cidade. Tivemos o conhecimento do Transforma Recife através das mídias e vim conhecer de perto o projeto, já que tenho uma boa relação com o prefeito. É importante entender melhor como o governo e a sociedade fazem juntos pela população. Queremos fazer em Petrópolis uma plataforma do bem e da solidariedade para que a sociedade e o governo possam fazer mais”, destacou Rubens Bomtempo.
Já o prefeito Geraldo Julio disse que o impacto que o Transforma Recife está realizando na sociedade é que faz o projeto ganhar mais força e ser aplicado em outras cidades. “Petrópolis é uma cidade que já passou por algumas tragédias ambientais e que tem na força do seu povo o elemento mais forte. Fico muito feliz em trocar experiências e informações a respeito do Transforma Recife, que tem transformado a vida das pessoas em nossa cidade. As ideias que ele trouxe, nós vamos tentar aplicar aqui no Recife e tenho certeza que a experiência do Recife também vai ajudar o povo de Petrópolis”, explicou Geraldo.
O Transforma Recife é o primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura, atingiu a marca de 40 mil voluntários e mais de 350 instituições beneficentes cadastradas e funciona cruzando dados de pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações não governamentais. Outro número importante atingido pelo Transforma Recife foi o de aproximadamente 200 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário pelo povo do Recife. O número é constantemente atualizado no voluntariômetro do projeto, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães.
A ação pioneira acontece através de um site que funciona como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse. Cidades de várias partes do Brasil já demonstraram interesse pelo programa pedindo informações para a Prefeitura. No Transforma Recife, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados.
PROGRAMA – O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital do programa através do site www.transformarecife.com.br. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.