
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, ganhará um novo parque de tancagem de combustíveis até 2027. Nesta quarta-feira (19), foi lançada a pedra fundamental do empreendimento, liderado pela Terminais Marítimos do Brasil S.A. (TMB), do Grupo Dislub Equador. O parque terá capacidade de armazenamento de 130.000 m³. Os recursos investidos, da ordem de R$ 430 milhões, com 80% financiados pelo Banco do Nordeste, são oriundos da linha FNE-Infra do BNB. De acordo com o CEO do Grupo Dislub, Sérgio Lins, o parque deve gerar 500 empregos diretos durante as obras e mais 100 empregos fixos quando estiver em operação.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente do BNB, Paulo Câmara, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Domingos Filho, da superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, além de autoridades locais e representantes do setor.
Em seu discurso, Paulo Câmara destacou os resultados alcançados pelo BNB, com mais de R$ 60 bilhões injetados na economia regional no último ano, reforçando que o apoio a projetos como o novo parque de tancagem fortalece a atuação do banco no financiamento à infraestrutura.
“Trata-se de uma obra estruturadora que ficará marcada pela sua importância não só na geração de emprego e renda, mas principalmente pelo legado na melhoria da logística de distribuição de combustíveis no Ceará e na região Nordeste. Nos últimos dois anos, o BNB aumentou consideravelmente o volume de recursos disponibilizados, seguindo a orientação do presidente Lula de fazer nossa região crescer”, afirmou Câmara.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, pontuou que a iniciativa faz parte de um plano estratégico de expansão da infraestrutura portuária do estado e está alinhada à legislação estadual que prevê a transferência das operações do Porto do Mucuripe para o Porto do Pecém até 2027 por questões de segurança e de melhoria logística. Ele elogiou a atual gestão do Banco do Nordeste por viabilizar projetos que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento dos estados da área de abrangência do banco.
*Sobre a TMB*
A Terminais Marítimos do Brasil S.A. (TMB) é uma empresa fundada em 2022, com sede em Recife/PE, controlada pela Dislub Combustíveis S.A., que pertence ao Grupo Dislub Equador. A TMB atua em diversas áreas, incluindo depósito de mercadorias, armazenamento e transporte de combustíveis, e operações portuárias. Com diversas filiais no país, a Dislub Combustíveis S.A. controla outras empresas, como a Administradora de Bens de Infraestrutura S.A. e a Distribuidora Equador de Produtos de Petróleo S.A.
Deixe um comentário