O deputado Fernando Monteiro (PP/PE) acompanhou o ministro da Integração, Gilberto Occhi, em visita as obras da Transposição do São Francisco. Ele disse que ficou impressionado com o avanço das obras. “É um projeto grandioso que vai inserir o semiárido no processo de desenvolvimento nacional. A vida do sertanejo começa a mudar com a geração de empregos na região”.
Eles acompanharam o andamento das obras do Eixo Norte que passam pelos municípios de Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE ); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); São Jose de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB).
Considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco , tem 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte) que garantirão abastecimento de água a 12 milhões de pessoas em 390 municípios do semiárido nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O empreendimento está com 78,6% de execução física, sendo 80% no Eixo Norte e 76,6 no Eixo Leste.
Vilas Rurais – Durante o trajeto, a comitiva visitou as vilas produtivas rurais onde serão instaladas 847 famílias cadastradas. Atualmente, 281 famílias já estão reassentadas em nove vilas. “A vida dessas pessoas nunca mais será a mesma. A maioria morava em casa de taipa e , hoje, tem casa de alvenaria e terra para plantar”, afirmou o deputado Fernando Monteiro.
A vilas produtivas rurais são constituídas por um setor residencial e um setor produtivo. O primeiro é composto por casas de alvenaria de 99 metros quadrados de área construída em lotes de meio hectares, além de rede de água e esgoto, energia elétrica, posto de saúde, escola, espaço de lazer e áreas destinadas ao comércio e à construção de templos religiosos.
Já o setor produtivo tem quatro hectares por beneficiário, sendo um destinado à produção agropecuária.