O deputado Fernando Monteiro (PP) integrou, nesta sexta-feira, a comitiva do ministro da Integração, Gilberto Occhi, para solenidade em Petrolina. Ele participou da inauguração do sistema de captação flutuante para o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho.
O sistema de captação flutuante – acionado no lago de Sobradinho- garantirá a regularidade da oferta de água para os produtores do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho – situado nos municípios de Petrolina (PE) e Casa Nova (BA) – em períodos de escassez hídrica e de intensa redução dos níveis da água represada nesse reservatório. A implantação do sistema é responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Ministério da Integração Nacional. Os investimentos são superiores a R$ 26 milhões.
Durante a solenidade, Sílvio Medeiros, representante dos produtores rurais do Nilo Coelho, destacou o empenho do deputado Fernando Monteiro junto ao Ministério da Integração para o andamento das obras. “Fernando Monteiro foi incansável em sua luta por esse projeto. Ele abraçou o Projeto Nilo Coelho e Petrolina como sua terra”, disse o produtor. Segundo ele, a obra vai resgatar o sustentáculo da economia regional e garantir a sobrevivência do sertanejo no período de estiagem.
O perímetro Senador Nilo Coelho tem cerca de 23 mil hectares de área cultivada e é responsável pela manutenção de aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos – o valor bruto de produção anual é de quase R$ 1 bilhão. Além de servir à produção agrícola, a água captada pelo perímetro é usada para consumo por cerca de 130 mil pessoas que vivem na região.