O deputado Fernando Monteiro (PP/PE) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fifa e CBF, instalada na tarde desta terça-feira, na Câmara dos Deputados, para apurar e investigar as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Fifa. Entre os investigados, está o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York. A investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo a comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
Fernando Monteiro destacou o trabalho em andamento no Senado (CPI do Futebol) e disse que pretende complementar essa apuração focando em questões que precisam ser investigada para passar à limpo o futebol brasileiro. “ A intenção não é de caça às bruxas ou de demonizar as instituições, mas sim, apurar as irregularidades e ouvir propostas para a melhoria do futebol brasileiro. Temos que deixar um legado para as novas gerações”, disse o relator.
O relator informou que Plano de Trabalho será apresentado na próxima quinta-feira e que pretende se reunir com o presidente da CPI do Futebol, senador Romário, e com relator, senador Romero Jucá.
A CPI é composta por 28 integrantes titulares e mesmo número de suplentes, tendo como presidente o deputado Laudivio Carvalho (SD/MG).