Representantes da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estiveram com o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, nesta quarta-feira (3), para apresentar propostas de reabertura do setor de vendas das concessionárias, que estão sem atividades desde o dia 18 de março. A reunião fez parte das discussões que o Comitê de Análise dos Impactos Econômicos da Covid-19 vem realizando com todos os segmentos, visando a montagem do planejamento municipal de retomada da economia.
O empresário Fernando Figueiredo disse que no Nordeste, apenas em Pernambuco a venda de veículos novos e seminovos está suspensa e ainda não há perspectiva para reabertura. Os setores de pós-venda e oficinas estão funcionando, mas representam somente 15% do faturamento. Em Jaboatão, o setor emprega cerca de dois mil trabalhadores. “As perdas são grandes, no entanto temos que manter a estrutura, os empregos, encargos e todo o custeio”, disse Figueredo.
“Achávamos que o Governo do Estado iria autorizar a abertura das vendas nesta semana. As concessionárias não geram aglomeração de pessoas, no entanto as lojas de material de construção, que atraem muita gente, foram autorizadas a abrir. Entregamos nossas propostas ao Governo, que não adotou, por isso viemos apresentá-las à Prefeitura de Jaboatão para que sejam adotadas no planejamento que está sendo discutido”, disse o empresário Beto Nunes.
O prefeito Anderson Ferreira se solidarizou com os representantes da Fenabrave, reconhecendo a importância do segmento automotivo para a economia e geração de emprego. “Abrimos a discussão com todos os segmentos, justamente para ouvi-los e montar um planejamento de retomada em parceria. A Prefeitura estabelecerá os critérios e cada setor sabe quais medidas que podem ser adotadas para a volta do trabalho sem por em risco trabalhadores e clientes”, salientou.
Deixe um comentário