A presidente da Federação das Apaes, Graça Mendes e a diretora financeira, Nelma Gomes, participaram na manhã dessa quinta-feira, dia 20 de fevereiro da solenidade de lançamento do Programa “Pernambuco Acessível”. O programa envolve diversas secretarias e irá ampliar os direitos das pessoas com deficiência no estado, a solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, em Recife.
O objetivo do programa é fortalecer políticas públicas que garantam autonomia, qualidade de vida, proteção e direitos para pessoas com deficiência e suas famílias. 50 organizações que trabalham com inclusão social e acessibilidade serão beneficiadas com valores de projetos que vão de 60 a 125 mil reais na colaboração para um melhor atendimento dessas pessoas. O governo do estado irá mapear a população de PCDs no Estado, com cruzamento de dados ajudando a identificar a realidade dessas pessoas.
O programa irá agir em diversos setores, na educação por exemplo está prevista a entrega dos kits com acessibilidade para os estudantes, com reglete, bengalas, material de letras ampliadas, em braille, e a introdução de psicólogos em todas as escolas do estado. Para compor o quadro de apoio aos estudantes a expectativa é de que mil profissionais da área sejam chamados, há também a previsão de aumento na disponibilidade de prótese auditiva, junto à oferta de zerar a fila de cadeira de roda, com o fornecimento de mais de 2.700 cadeiras de rodas, além da oferta de cadeiras de alta complexidade.
Durante seu discurso a governadora Raquel Lyra citou o trabalho de Graça Mendes e das Apaes de Pernambuco e o trabalho sério realizado em todas as regiões do estado. Ao fim da solenidade a governadora recebeu das mãos da presidente da Feapaes/PE, Graça Mendes um quadro pintado pela artesã e artista plástica, atendida pela Apae de Bezerros, Andréia Moura, que tem deficiência intelectual e surdez parcial. Andréia usou na tela o guache, desenvolvendo um estilo próprio com desenhos livres e abstratos.
Deixe um comentário