
Recife sediou nesta segunda-feira, 14 de abril, o seminário “Educação em Foco: Desafios e soluções para a gestão municipal”, promovido pela Fundação Índigo em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE). O encontro contou com a presença do ex-ministro da Educação e deputado federal Mendonça Filho e cerca de 50 gestores entre secretários municipais de educação, vice-prefeitos e prefeitos.
Com mais de 20 anos de experiência na área de educação, tendo sido um dos criadores do modelo de Escola em Tempo Integral e uma das referências quando se trata de iniciativas voltadas à melhoria da qualidade escolar, o presidente do ICE, Marcos Magalhães, palestrou no encontro ao lado de Thereza Barreto, diretora pedagógica do Grupo ICE e Iran Freitas, Diretora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE).
Para Marcos Magalhães, o seminário teve um papel estratégico ao reunir lideranças que estão na linha de frente da gestão pública. “Discutir educação com quem executa as políticas no dia a dia, como prefeitos e secretários, é essencial. A troca de experiências e ideias que aconteceu aqui certamente vai contribuir para melhorar a qualidade do ensino nos municípios”, afirmou.
Com mediação de Mendonça Filho, o seminário foi uma oportunidade importante para discutir experiências, identificar gargalos na gestão da educação municipal e propor caminhos para melhorar os índices educacionais nas cidades. Para o ex-ministro, reunir os gestores é fundamental para construir soluções efetivas. “É sempre importante ouvir quem está na ponta, discutir estratégias e planejar ações concretas que possam transformar a educação básica dos municípios. Essa troca é valiosa para fortalecer a educação pública em Pernambuco e no País”, disse.
A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, destacou o valor do encontro como um espaço colaborativo. “Tivemos a oportunidade de discutir desafios comuns das nossas redes com pessoas que são referência, como Marcos Magalhães e Mendonça Filho. Saio daqui inspirada e cheia de ideias para melhorar ainda mais a educação no meu município”, afirmou.
Participaram do Seminário, gestores municipais da Região Metropolitana, como Olinda e Paulista; da Zona da Mata, como o Vice-prefeito de Lagoa de Itaenga, Estênio Ferreira; do Agreste, como Bezerros, com a prefeita Lucielle Laurentino, Belo Jardim, Vertentes e Tacaimbó; e do Sertão, como o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro.
Deixe um comentário