Evandro Alencar participou do 1º Seminário de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia para o Polo Gesseiro realizado, na última quarta-feira (11), em Araripina, Sertão de Pernambuco. O evento contou com debates entre a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e representantes de diversas instituições públicas e privadas. O intuito é de melhorar a cadeia produtiva do gesso, maior economia da região, que produz aproximadamente 95% do gesso produzido no país.
O encontro, realizado no Centro Tecnológico do Araripe, debateu diversos temas que envolvem o mineral, entre eles, a interlocução com o Ministério Público do Trabalho, o uso de novas matrizes energéticas e a criação de grupos de pesquisa. A proposta é a criação de um comitê técnico e, a partir daí, fazer uma análise sobre as potencialidades e deficiências da região produtora de gipsita com a intenção de traçar um plano de metas que busque fortalecer essa área econômica da região. “A modernização também é necessária, para buscar novos desafios, inclusive, o aumento do consumo per capita no Brasil, que apesar de ter crescido nos últimos 20 anos, ainda está muito aquém de países com economias similares a nossa”, afirmou Evandro.
Segundo Alencar, o seminário é um grande passo para uma importante parceria entre a Universidade e o Polo: “Eu, como pré-candidato a deputado federal, tenho um grande projeto na linha do desenvolvimento sustentável, com grande foco na infraestrutura, o que falta também para esse importante polo de desenvolvimento de Pernambuco, a Região do Araripe, incluído aí o polo gesseiro”, ressaltou. “Essa união trará uma nova realidade para o setor produtivo, tanto na questão da produção como da sustentabilidade, do negócio e do meio ambiente”, complementou.
O prtbista, que tem como principal bandeira o desenvolvimento do Araripe e de Pernambuco, vê possibilidade de uma expansão da indústria gesseira, pois sempre ratifica que vai trabalhar para a engenharia, a agronomia e a educação tecnológica do estado: “O Polo Gesseiro é a principal fonte de emprego, renda e riqueza na região do Araripe, portando precisa ser visto mais de perto, com o olhar de quem entende e ama essa região”, frisou Evandro Alencar.
Deixe um comentário