Iniciativa em parceria foi lançada nesta sexta, com a presença do governador
PAULISTA – Uma parceria entre o Estado, Prefeitura e União, o programa Paulista Segurança Conectada foi lançado nesta sexta-feira (7), em ato realizado no município, com a presença do governador Paulo Câmara. A iniciativa, que recebeu um aporte de R$ 802 mil, proporcionará a implantação de uma central de monitoramento com 15 câmeras nos bairros do Centro, Jardim Paulista Baixo, Aurora, Maranguape I e II. A coordenação ficará por conta do 17° Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que, juntos, vão atuar na intensificação das rondas preventivas.
Para o chefe do Executivo estadual, as parcerias em favor do povo devem ser intensificadas e ampliadas. “É com essa forma de trabalhar que nós queremos avançar. Sabemos que não é possível avançarmos sozinhos. Segurança pública se faz com atitude e parcerias; e os municípios são fundamentais”, argumentou Paulo Câmara.
Na ocasião, também foram entregues sete viaturas, sendo dois carros e cinco motos; além de um micro-ônibus para o videomonitoramento da Patrulha Cidadã. O projeto-piloto, que nesta primeira etapa contemplará os moradores do bairro de Maranguape I, consiste em rondas da PM e da Guarda Municipal, em parceria com os demais órgãos de segurança.
Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério da Justiça, através do projeto “Crack, é Possível Vencer”. Coordenada pela central de monitoramento, a ação visa reduzir os índices de criminalidade e consumo de drogas no bairro, sendo ampliada para outras localidades na próxima fase da iniciativa.
“Esses equipamentos entregues hoje são instrumentos que vão elevar ainda mais a qualidade do trabalho dos profissionais. Temos certeza que o caminho a percorrer é muito longo ainda. Muito temos a fazer, mas vamos seguir juntos”, afirmou Paulo.
Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho ressaltou que a integração entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Paulista é uma postura que deve servir de exemplo aos demais municípios pernambucanos. “Dessa forma, teremos mais condições de reduzir a criminalidade, trabalhando com ações preventivas”, completou.
INTERNET – Além do reforço nas rondas policiais, o Paulista Segurança Conectada também visa estimular o convívio entre os jovens através da inclusão digital. Com isso, três praças localizadas nos bairros de Jardim Paulista Baixo, Maranguape I e II foram equipadas com internet aberta.
O prefeito Júnior Matuto afirmou que todos os equipamentos serão instalados em 60 dias, prazo estabelecido também para o início das rondas. “Essa é uma ação ampla que envolve policiamento, inclusão digital e iluminação pública. Com isso, queremos oferecer um serviço de melhor qualidade”, considerou o gestor.
Paulo Câmara salientou ainda que o Pacto pela Vida receberá o reforço de 1 mil policiais até o fim do mês, e que o trabalho realizado na Região Metropolitana tem proporcionado retorno. “Entre outras ações, estamos aumentando o efetivo da PM. Este mês, vamos colocar mais 1 mil policiais, que vão priorizar ações na Região Metropolitana do Recife. Além disso, já foi autorizado outro concurso para ter mais policiais nas ruas”, assegurou.
Os concluintes do curso de Policiamento de Proximidade, promovido pelo projeto Patrulha Cidadã e pelo “Crack, é possível vencer”, receberam os certificados das mãos do governador e do prefeito do município durante a solenidade.
VISTORIA – Após a solenidade, o governador vistoriou a requalificação do mercado público de Paratibe. Com previsão de entrega para outubro do próximo ano, a intervenção foi orçada em R$ 12 milhões. A nova estrutura vai dobrar a capacidade de atendimento, reordenando o comércio do entorno e garantindo mais conforto a comerciantes e clientes.
Os 104 boxes em pré-moldado serão instalados em uma área coberta, dividida em setores para abrigar hortifrutis, açougues, pescados e grãos. O espaço com área de 5.460 metros quadrados, onde hoje funciona o mercado, será destinado à feira livre e também servirá como pátio de eventos.