Nos dias 2 e 3 de junho, Jaboatão dos Guararapes sediará o I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro, destinado a prefeito e gestores de Educação do Brasil, tem o foco de incentivar a implementação de políticas públicas para a Educação, baseadas na redução de vulnerabilidades sociais e no combate às desigualdades. O encontro seerá na Faculdade dos Guararapes, em Piedade.
Foram convidados representantes de 150 municípios brasileiros, além de prefeitos da América Latina, a exemplo da Cidade do México, cuja presença já está confirmada. Os debates darão subsídios para a II Conferência Internacional, que será realizada na Cidade do México, no segundo semestre deste ano. Desta forma, o workshop tem o objetivo de estimular as cidades para que sejam um instrumento de inclusão e de justiça social, com ações que incentivem o cidadão além do ambiente escolar.
A solenidade de abertura, marcada às 9h do dia 2, contará com a presença de diversas autoridades, entre eles o diretor representante Permanente da Organização de Estados Ibero-Americanos, Luís Mariá Scasso; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o diretor do Institute for Lifelong Learning (UIL – UNESCO), Raúl Valdés Cotera, e o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes.
Entre as atividades confirmadas na programação, haverá palestras do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, sobre o tema “O Novo Modelo de Desenvolvimento e o Federalismo Cooperativo”, e de Inês Miskalo, do Instituto Ayrton Senna, abordando “O Papel do Município na Qualificação da Educação Pública”.
“Esse evento reforça a parceria entre Jaboatão e a Unesco. A cidade possui o Espaço Criança Esperança, em Jaboatão Centro, uma parceria entre a Globo e a Unesco que envolve o município, e tem a candidatura de quatro escolas municipais para o selo do programa Escolas Associadas, do organismo das Nações Unidas”, destaca a gerente de Relações Internacionais da Prefeitura, Giovanna de Melo.
SELO E FINANCIAMENTO
O financiamento de projetos, a exemplo do programa Escolas Associadas (Pea), é uma das importantes ações da Unesco. Em Jaboatão, quatro escolas municipais se candidataram para o recebimento do selo, destinado às instituições em reconhecimento às ações exitosas na área da aprendizagem. São as escolas Bartolomeu de Gusmão, Oscar Moura, Josefa Batista e São Sebastião.