O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB), se reuniu com o novo secretário executivo de Ressocialização, Paulo Paes de Araújo, na última segunda-feira (23/01), para tratar dos desafios da pasta no ano de 2023. Com presença atuante na pauta do sistema prisional, Eriberto apresentou ao secretário as ações do seu mandato em prol da Polícia Penal, as visitas aos presídios e se colocou à disposição para contribuir com o segmento na Câmara dos Deputados, onde assume mandato a partir de fevereiro.
Em junho de 2022, Eriberto realizou uma série de visitas às unidades prisionais de Pernambuco, onde conheceu de perto o trabalho do secretário Paulo Paes, à época como gestor da Penitenciária Juiz Plácido de Souza. “Naquela unidade, Paulo realizou um trabalho de excelência, garantindo o processo de reinserção na sociedade daqueles que cometeram crimes, dando oportunidade para que aprendam uma profissão e possam contribuir com a coletividade”, relatou o deputado, em publicação nas redes sociais.
Como presidente da Alepe, Eriberto conseguiu articular junto ao Governo do Estado a criação da Polícia Penal em Pernambuco, por meio de emenda à Constituição Estadual. Também viabilizou, com o apoio do Governo, a criação do Departamento de Polícia Penal, garantindo as prerrogativas da categoria na gestão do sistema prisional do Estado. Nesse processo, Eriberto foi capaz de articular a ampliação do efetivo da PP em 100%, passando de 2 mil para 4 mil integrantes, o que fortaleceu o trabalho dos profissionais na ponta.
“A Polícia Penal tem um papel importantíssimo nesse processo para garantir a ressocialização, a promoção da justiça e de um Pernambuco mais seguro. Através do nosso trabalho na Alepe, pudemos fortalecer essa categoria de forma significativa, assegurando suas prerrogativas, dando melhores condições de atuação e ampliando o efetivo”, afirmou Eriberto. “Conhecemos de perto a realidade do sistema e temos certeza que Paulo Paes terá uma passagem exitosa nesse novo desafio”, concluiu.
Deixe um comentário