Caro Edmar Lyra,
Agradeço a análise feita em relação ao senador Armando Monteiro (PTB-PE) em sua coluna nesta segunda-feira (10), onde o considera um ator estratégico para a eleição de 2018. Se me permite, gostaria de fazer algumas considerações a respeito de sua leitura.
Primeiramente, me parece equivocado comparar o desempenho do senador tendo como base as pesquisas do início do processo eleitoral de 2014 com os resultados do estudo realizado pela Meta Pesquisa e Consultoria. Naquele ano, estamos falando de um pleito polarizado entre dois candidatos, o senador Armando Monteiro e o então ex-secretário Paulo Câmara. No estudo encomendado pelo advogado Antônio Campos, contudo, aparecem outros players, a exemplo do ministro Mendonça Filho (DEM) e da vereadora Marília Arraes (PT), o que faz com que os índices se diluam.
O governador Paulo Câmara, no início da campanha, tinha 11% e não era um ator político conhecido. Foi um candidato apresentado pela Frente Popular, mas era desconhecido pela imensa maioria da população, ao contrário do senador Armando Monteiro, que possui um recall de eleições disputadas anteriormente e um forte trabalho exercido em todo o estado.
Uma coisa é ter 11% de intenção de votos quando era desconhecido. Outra coisa é ter 13% de intenção de votos quando é governador e está no terceiro ano de gestão. É um índice muito baixo para quem está sentado na cadeira de governador, tem grande exposição de mídia e é conhecido pela maioria da população.
Isso se explica pela péssima avaliação do governo Paulo Câmara, que não se compara a nenhum de seus antecessores. Nem mesmo o ex-governador Miguel Arraes, na sua fase mais difícil.
A pesquisa da Meta Consultoria, que aponta 58,5% de rejeição ao governo Paulo Câmara, só vem corroborar um sentimento constatado no estudo do Instituto Uninassau, de abril. Nele, 74% da população avaliaram como ruim/péssimo o desempenho da atual gestão. Essa alta rejeição revela que qualquer candidato de oposição, mesmo considerando a força da máquina, tem grande chance de lograr êxito na disputa eleitoral de 2018.
Grato pela atenção.
Assessoria Senador Armando Monteiro (PTB)
Deixe um comentário