O que era uma viagem apenas para negócios pode resultar na reaproximação politica do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o ex-deputado federal Guilherme Coelho. Ambos estão na Alemanha para uma feira internacional de frutas. O fato que chamou a atenção foi uma publicação, nesta quinta (09), nas redes sociais de Miguel, que postou uma foto ao lado de Guilherme. Eles se encontraram na feira e posaram juntos de forma amistosa para uma imagem que poucos esperavam.
Os dois políticos sertanejos estavam rompidos desde a eleição passada, quando Guilherme decidiu apoiar Raquel Lyra para o Governo de Pernambuco. A publicação, apesar de não fazer qualquer referência a uma possível nova aliança, traz um componente político, no mínimo, instigante. Nos bastidores, fala-se que ambos estariam dispostos a buscar uma conciliação agora que foi superada a campanha das eleições estaduais. Porém, ainda é cedo para cravar a reconciliação dos grupos de Miguel e de Guilherme.
Os dois sertanejos foram prefeitos de Petrolina em gerações diferentes. Em 2016, Guilherme Coelho decidiu apoiar a candidatura de Miguel para prefeito, isso após mais de duas décadas de rompimento com o grupo do ex-senador Fernando Bezerra. A partir daí, Guilherme e Miguel andaram juntos até meados de abril do ano passado, mas acabaram se afastando politicamente outra vez. Miguel foi candidato a governador e Guilherme ao Senado. Agora, ambos buscam um novo momento político. A foto na Alemanha pode ser o primeiro passo para uma aliança que fortalecerá os dois políticos do Sertão e, de quebra, ser decisiva para a reeleição do prefeito Simão Durando, visto que a oposição sofreria um duro baque com o retorno de Guilherme para o bloco da situação petrolinense.
Neto Bandeira diz
Miguel é um político moderno, sensato, duas importantes características de um grande líder.