Na quinta-feira fui ao Pátio de Santa Cruz no Centro do Recife, onde o Santa Cruz Futebol Clube foi fundado. Por lá tive a oportunidade de pedir proteção ao Mais Querido na Igreja de Santa Cruz que está desativada e lanchar na Padaria Santa Cruz, que por sinal é muito boa.
Relembrei a história, foram 98 anos em poucos minutos, um dos momentos foi a célebre frase de Alexandre Carvalho: “O Santa Cruz nasceu e vai viver eternamente.”
Diante de uma decisão tão importante contra o nosso maior rival, não há como não pensar nas origens do Tricolor do Arruda. O Clube que foi criado na adversidade, para superá-la em toda sua história. Naquela época foi criado para abranger negros e pobres, afinal o futebol era esporte de rico e branco, como nos rivais Náutico e Sport.
A decisão deste domingo é bem menos difícil que superar barreiras e mudar paradigmas, como o de quando o Tricolor do Arruda foi fundado que foi para vencer o preconceito étnico e social.
Mesmo assim, é uma luta do oprimido contra o opressor, assim como em 1914. Porque o nosso rival sempre prejudicou o Santa Cruz através de meios escusos que não precisamos citá-los porque são de conhecimento público e notório de quem entende o mínimo de futebol em Pernambuco.
Vencer o Sport na Ilha do Retiro não é nada do outro mundo. Em 2006 quando perdemos o nosso último título, vencemos o jogo por 1×0 em plena Ilha do Retiro, eles foram campeões apenas por causa da fatídica disputa de penaltis. Ano passado, no nosso título, o conquistamos na Ilha do Retiro com uma vitória por 2×0.
Então, a tarefa de ganhar por uma diferença mínima neste domingo não é nada do outro mundo. Conquistar esse bicampeonato é uma questão de honra para o Santa Cruz Futebol Clube. Também podemos falar de merecimento, afinal sabemos que o Santa Cruz foi prejudicadíssimo pela vergonhosa arbitragem do campeonato pernambucano desse ano, enquanto o rival foi o maior beneficiado pela equipe do apito. Inclusive só está na final graças a erros grosseiros da arbitragem.
Pelo mérito, pela honra, pela história e pelo futuro do Santa Cruz, contra tudo e contra todos, vamos em busca do bicampeonato pernambucano porque ele já é de direito, e domingo será de fato do Mais Querido!
Deixe um comentário