Após ouvir líderes do partido no Estado, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, abdicou da tarefa de presidir o PSDB estadual a partir do final deste mês, substituindo ao deputado estadual Antônio Moraes, conforme acordo feito no ano passado. Elias explicou, nesta terça-feira (14), que, por uma questão de “bom senso”, a legenda deve seguir sob o comando de Moraes, que esteve à frente de todas as articulações políticas voltadas para as eleições municipais deste ano, em todas as regiões do Estado.
Também por acordo, ficou definido que Elias assumirá a presidência tucana em junho de 2017, quando já terá concluído seu segundo mandato de prefeito em Jaboatão dos Guararapes. Dessa forma, além de seguir focado na gestão administrativa, ele ficará com mais liberdade para as movimentações políticas no decorrer da campanha eleitoral deste ano, priorizando os municípios onde tem maior base e outros onde possa ser solicitado por aliados.
“Esta foi a solução que achei mais razoável, para que não seja interrompido o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo deputado Antônio Moraes. Foi ele que montou todas as articulações pelo Estado, principalmente no interior, e naturalmente terá mais facilidade de prosseguir. Enquanto isso, focarei o meu tempo nas atividades que já desenvolvo e nos municípios em que atuou mais diretamente, além dos que possa vir a ser solicitado, a exemplo de Caruaru”, afirmou o prefeito.
Para o entendimento, Elias conversou com os deputados federais Daniel Coelho e Betinho Gomes, com o ex-secretário (estadual e municipal) Evandro Avelar, atual tesoureiro do PSDB estadual, além do próprio Antônio Moraes. O ministro das Cidades e deputado federal licenciado, Bruno Araújo, também participou do entendimento. Desde 2009 à frente da principal Prefeitura governada pelo PSDB no Nordeste (dois mandatos), Elias conclui o mandato em dezembro próximo e ficará na presidência estadual do partido de junho de 2017 a junho de 2019.