O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, aproveitou a nova edição do encontro Caminhos para o Nordeste, realizado nesta sexta-feira (27) no Recife, para questionar, mais uma vez, a falta de uma articulação de planejamento estratégico envolvendo todos os municípios da Região Metropolitana do Recife.
Elias lamentou que organismos estaduais de planejamento como a Fidem e o Conderm, que em décadas passadas tinham uma ação estratégia elogiável, envolvendo as gestões metropolitanas, hoje estejam esvaziadas e, praticamente, nem se reúnam.
“Nós involuímos nesta questão”, analisou o prefeito, que chegou a sugerir uma articulação para que os municípios do Grande Recife voltem a se reunir para discutir políticas públicas conjuntamente, citando a a aprovação do Estatuto das Metrópoles, pelo Congresso Nacional.
Com o tema “mobilidade”, o encontro Caminhos para o Nordeste foi realizado no auditório da JCPM, no Pina, pelo Instituto Teotônio Vilela, o braço de estudos do PSDB, e teve a presença no final do senador e presidenciável tucano Aécio Neves.
Elias fez cobrança semelhante em junho, ao participar do 2º Congresso Pernambucano dos Municípios, promovido pela Amupe (Associação dos Municípios de Pernambuco), quando propôs a retomada do Conderm (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana).