A corrida pela sucessão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes deu mais um passo nesta quarta-feira (20), isso porque o prefeito Elias Gomes (PSDB), começou uma agenda mais intensa de conversas e consultas para a escolha do nome que irá representar sua gestão no pleito desse ano.
Os três pré-candidatos da base aliada, Conceição Nascimento (PSDB), Mirtes Cordeiro (PPS) e Evandro Avelar (PSDB), já tinham publicado, na semana passada, carta de compromisso com a unidade. Na terça-feira (19), os possíveis candidatos se reuniram com o prefeito. “Foi uma longa reunião, onde discutimos questões estratégicas, programáticas e as diretrizes de como será feita a sucessão”, explicou Elias.
Já na quarta-feira (20) foi realizado um encontro com líderes de uma parte dos partidos da base aliada. No primeiro grupo estiveram PSDB, PPS, PC do B, PTB, PSD e PHS. “Nessa reunião aproveitamos para fazer uma leitura da conjuntura nacional, estadual e local e a partir daí fizemos um roteiro da discussão da estratégia, do plano de governo e do funcionamento da campanha, ou seja, questões táticas e operacionais”, salientou Gomes.
Na próxima semana o tucano pretende continuar as articulações e se reunir com a segunda parte dos partidos da frente de sustentação do governo e com nomes como Jarbas Vasconcelos (PMDB), Raul Henry (PMDB), o governador Paulo Câmara (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a presidente nacional do PC do B, Luciana Santos, Mendonça Filho (DEM), Betinho Gomes (PSDB), Raul Jungmann (PPS), líderes estaduais do PTB, PP, PC do B, Augusto Coutinho (Solidariedade), o presidente estadual do PV, Carlos Augusto, entre outras lideranças políticas.
“O processo já começou, mas faremos com base em uma segunda etapa do processo de escuta para definirmos, com base na conjuntura, o nome que terá apoio. Outros nomes importantes, como Cleiton Collins (PP), também estão sendo ouvidos. A escolha do candidato em Jaboatão não será tirada do bolso do colete, mas será feita com um amplo conjunto de forças para impedir que Jaboatão volte ao passado”, enfatizou Elias.
Elias Gomes também informou que já teve conversas com o PSB, que ainda está montando sua estratégia majoritária, e com outros partidos de esquerda como o PT, com o qual tem divergências nacional, mas que tem boas relações nos âmbitos estadual e municipal. Os movimentos sociais, entidades e lideranças sociais também serão ouvidos por Gomes nessa rodada de conversas.
Elias ainda frisou que não está buscando um projeto de poder, mas de governo, que apresente a Jaboatão um nome que dará continuidade à mudança no município. “Por um Jaboatão mais forte e que avança mais, todos serão chamados para dar sua opinião e a se integrar nesse esforço de impedir o retrocesso nesse município, que já foi vítima de tantos fracassos e administrações descomprometidas com o desenvolvimento, com o interesse público e questionáveis, totalmente, do ponto de vista ético e administrativo”, disparou.