Em sua segunda visita oficial a Jaboatão dos Guararapes, depois de assumir o cargo, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, discutiu com o prefeito Elias Gomes, secretários municiais, diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) e moradores da comunidade de Aritana, nesta quinta-feira (18), a retomada do Projeto de Urbanização Integrada da comunidade, em Prazeres. Com todas as pendências burocráticas resolvidas pela gestão municipal, o Ministério aguarda parecer jurídico sobre a retomada das intervenções em período eleitoral para reiniciar as ações, possivelmente na próxima semana.
O Governo Federal anunciou, há duas semanas, a liberação de aproximadamente R$ 16 milhões para financiar o projeto. Com a urbanização integrada de Aritana, 1.220 famílias da comunidade serão diretamente beneficiadas. Estão previstas na área e também no entorno obras de macrodrenagem (revestimento do canal), construção do sistema de abastecimento de água e de uma rede coletora de esgoto, assim como uma estação de tratamento de esgoto, a regularização fundiária, áreas de lazer (quatro praças) e creches, entre outras intervenções. O Governo Municipal fica responsável por implantar toda a infraestrutura necessária para o local. A drenagem e a pavimentação de 20 ruas no entorno do Conjunto Habitacional Aritana também fazem parte do projeto.
A Prefeitura investiu cerca de R$ 2,8 milhões no pagamento das desapropriações, no reforço da fundação e em auxílio-moradia. “Aritana faz parte das Zonas Especiais de Interesse Social do município. Estas são áreas demarcadas para assentamentos habitacionais para a população de baixa renda. Para dar andamento às intervenções, nós tivemos que remover famílias de suas antigas casas, mas, em parceria com a Caixa, através do Minha Casa Minha Vida, entregaremos 224 apartamentos com condições de habitação”, ressaltou o prefeito Elias Gomes. Marcos Borges, gerente regional da CEF, informou que até o fim do ano as unidades começarão a ser entregues. A previsão do Governo Municipal é entregar 128 unidades ainda este ano.
“Dentre todos os projetos apresentados ao Ministério das Cidades no nosso primeiro encontro (com o prefeito Elias Gomes), em junho, Aritana foi tido como prioridade, pois já está em andamento. É uma obra que tem possibilidade de ser retomada e executada dentro de um cronograma possível e eficaz”, enfatizou o ministro Bruno Araújo.
Jaboatão tem planejado outros doze projetos de urbanização, semelhantes aos de Aritana, para outras localidades do município. “Após Aritana, pretendemos programar novos projetos. A execução deste primeiro é uma realidade que aguarda apenas a análise do jurídico, tendo em vista as implicações legais do período eleitoral. Até a próxima terça-feira, teremos a certeza do início das obras”, concluiu o ministro.
NO GABINETE – Moradores de Aritana acompanharam toda a reunião de Elias Gomes com o ministro Elias Gomes e diretores da CEF, ocorrida no gabinete do prefeito. Ao final, eles ficaram satisfeitos e certos de que o projeto de urbanização trará novas possibilidades à área onde moram. “Saio daqui satisfeito com tudo o que ouvi, do ministro, do prefeito e da Caixa Econômica Federal. Nossa comunidade aguarda, com muita alegria, a entrega dos nossos apartamentos”, disse José Pinto, 70.
“O projeto é importante para a comunidade, para o governo municipal, para o governo federal e para a Caixa”, disse o gerente regional do banco, Marcos Borges, ressaltando que, após o esperado parecer jurídico, as obras serão retomadas.
Deixe um comentário