O desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres transmitiu o cargo de corregedor geral da Justiça ao desembargador Roberto Ferreira Lins em solenidade nesta sexta-feira (5), no Salão do Júri do Fórum Thomaz de Aquino. Eleito para o biênio 2016/2018, Ferreira Lins tomou posse como corregedor na última quinta-feira (4), junto à nova direção do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Além de Eduardo Paurá e Roberto Lins, compuseram a mesa do evento o novo presidente do Tribunal, Leopoldo Raposo; o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto.
Eduardo Paurá falou da sensação de dever cumprido com que deixa a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco. “Estou feliz porque fizemos uma gestão exitosa e frutuosa, cujos resultados quero dividir com toda a equipe. Foi um trabalho que muito nos gratificou e honrou. É chegada a hora de transmitir o cargo de corregedor, o que faço sabendo da importância desse ato, um exercício ímpar de democracia e mais um momento importante na minha carreira enquanto magistrado”, disse.
A ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional da Justiça, enviou votos ao desembargador Eduardo Paurá, elogiando a gestão 2014/2016, que foi, segundo ela, “um excelente trabalho, tanto na Corregedoria quanto junto aos juízes vitaliciandos”. Paurá comentou que todas as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça foram cumpridas, como também o quantitativo de inspeções e correições nas comarcas do Estado.
O desembargador desejou, a Roberto Lins, uma gestão de sucesso. “Roberto será um grande corregedor, pelas qualificações que possui, experiências e capacidade intelectual. Meu desejo é que ele dê sempre um passo a mais na condução da Corregedoria”, afirmou Paurá, usando o mote de sua gestão, os programas “Um Passo a Mais para a Cidadania” e “Um Passo a Mais para a Modernidade”. Enquanto o primeiro desenvolveu atividades voltadas à promoção da inclusão social dos pernambucanos, o segundo concebeu e executou projetos que visaram à informatização de ferramentas de gestão do Poder Judiciário, no intuito de modernizar e acelerar o atendimento ao jurisdicionado.
Roberto Lins reforçou a “firme vontade de acertar na gestão que se inicia, para bem servir à Justiça deste Estado. Chego na paz, com o compromisso de sempre atuar ao lado do apoio e da orientação a todos os servidores e magistrados de Pernambuco. Mas não me furtarei, se necessário, a fazer valer os princípios morais que permeiam a atuação deste Poder”, apontou o novo corregedor.
O presidente do Tribunal, desembargador Leopoldo Raposo, finalizou a solenidade. “Eduardo Paurá fez um brilhante trabalho, fez história na Corregedoria e deixa um legado extraordinário para toda a sociedade. Não temos dúvidas de que Roberto Lins também fará uma excelente gestão, pela vida pregressa e pelos predicativos que detém”.
PRESTÍGIO – Muitas autoridades da sociedade civil e dos Três Poderes prestigiaram a cerimônia. Corregedores, desembargadores, juízes, defensores públicos, cônsules, acadêmicos do Direito e oficiais do Exército Brasileiro, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.