Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (6), o senador Fernando Dueire (MDB-PE) prestou homenagem aos 198 anos de fundação do jornal Diário de Pernambuco. O parlamentar destacou que o periódico é o mais antigo em circulação no Brasil e na América Latina, e tem desempenhado um papel “fundamental na história” no jornalismo e na cultura pernambucana.
—Isso é algo que muito me orgulha e orgulha o meu estado. O povo pernambucano tem uma consciência cívica muito forte. O pernambucano discute, o pernambucano briga, o pernambucano se mobiliza. As questões políticas não são indiferentes nunca. Mas o pernambucano também sabe dar à tribuna da imprensa a importância que ela merece — destacou.
O senador ressaltou a trajetória do jornal que teve seu início como uma única folha de anúncios impressa na sala do fundador, Antonino de Miranda Falcão. Dueire enfatizou desafios enfrentados pelo periódico, incluindo a luta pela liberdade de imprensa contra a repressão e a censura. Ele também defendeu que o Diário teve uma postura de “veículo de valores”, adotando a imparcialidade como princípio editorial. Segundo o parlamentar, o jornal desafiou a “classe dominante” ao publicar editoriais contrários à escravidão e ao tráfico de escravos décadas antes da Lei Áurea.
— Isso foi na década, imaginem, de 1850… mais de 30 anos antes da Lei Áurea! O jornal não teve medo de levar a questão ao debate, mesmo contra os interesses da classe dominante da época. Teve um papel de vanguarda, que desempenhou com coragem, com brio, com bravura — elogiou.
Agência Senado
Deixe um comentário