A falta de profissionais qualificados para ocupar mais de 500 mil vagas disponíveis no setor de TI (Tecnologia da Informação) no País é o tema de audiência pública que o senador Fernando Dueire (MDB) promove amanhã, no Senado Federal. O assunto será debatido na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e faz parte das discussões para implementação do programa Conecta e Capacita, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.
Irão participar do debate representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Google; da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES); da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro); da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom); do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife; e da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
“O mercado de TI carece de profissionais. Possui boa remuneração e perspectiva de carreira, porém, não encontra mão de obra qualificada no País. Vamos aprofundar essa discussão para propor caminhos que possam viabilizar essa formação. Vale lembrar que essa escassez de profissionais qualificados impacta diretamente nos processos de inovação e crescimento econômico do nosso País”, avaliou o senador, que é o relator das políticas públicas do setor na comissão.
*Programa*
O programa Conecta e Capacita, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, foi lançado em agosto de 2023, e possui o duplo objetivo de expandir e melhorar a qualidade da conectividade e de capacitar a população para lidar com a tecnologia. A iniciativa conta com orçamento de R$ 466,7 milhões – oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – para o período de três anos, a ser executado na expansão do acesso e da qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa.
Deixe um comentário