A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae, o Instituto Cesar Santos e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizou mais uma etapa da qualificação para proprietários e funcionários dos bares e restaurantes do município. Na ocasião, foram realizadas consultorias sem custo para os empreendedores, sobre temas diversos. O grande diferencial é que as consultorias ocorreram in loco, nos 26 estabelecimentos contemplados pela ação. Foram realizadas dez horas de atividades em cada um dos equipamentos anfitriões, totalizando 260 horas, no período de 4 a 14 de setembro.
As atividades incluíram as equipes de cozinha, com os chefes convidados ministrando orientações técnicas a toda a equipe de trabalho. Durante a ação, foi distribuída aos participantes a cartilha “Curso Básico de Organização e Técnicas de Cozinha”. Os chefes consultores abordaram temas como aperfeiçoamento em cozinha regional, ficha técnica e precificação, criação e desenvolvimento de cardápios, montagem e finalização de pratos, orientações sobre boas práticas na manipulação segura de alimentos, protocolos de autoridades sanitárias, acondicionamento de insumos e aplicação das boas práticas sustentáveis.
Rosana Cabral, proprietária do D’Bob Bar, localizado em Candeias, falou sobre sua experiência com a consultoria. “Esse projeto vai nos ajudar bastante, consegui tirar minhas dúvidas em relação à cozinha, ficha técnica. Com essa consultoria, vamos enriquecer cada vez mais nosso cardápio, nosso atendimento e até mesmo a estrutura do restaurante”, ressaltou a empreendedora.
“Essas parcerias são fundamentais, pois são oportunidades únicas de qualificar o empresariado local do setor de gastronomia. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a nossa área gastronômica, e com isso, receber ainda mais turistas no nosso município”, disse o superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer, Pepe Cal.
Deixe um comentário