O prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades deste sábado (22) nas duas comunidades, onde também fez questão de ouvir as demandas da população
Na manhã deste sábado (22) mais duas escolas do Recife receberam o Programa Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife, que promove diversas atividades de lazer, saúde e cidadania para estudantes, família e comunidade. O prefeito Geraldo Julio esteve nas Escolas Municipais Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, e Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, onde acompanhou durante toda a manhã as apresentações culturais, as atividades de recreação, pintura, contação de historias, entre outras oficinas que eram oferecidas para alunos, pais, professores e demais moradores dos dois bairros.
Os moradores da Boa Vista e de Dois Unidos tiveram uma manhã de atividades de lazer e serviços de saúde e cidadania. As ações aconteceram das 8h às 13h nas duas unidades de ensino. Durante toda a manhã, tiveram apresentações culturais, recreação, pintura, contação de histórias, brinquedos infláveis, exibição de filmes infantis, oficina de empreendedorismo, além de serviços médicos, odontológicos e de beleza para alunos, pais, professores e demais moradores dos dois bairros.
Durante a visita às escolas, o gestor municipal pôde conferir os projetos de robótica e artes que foram feitos pelas crianças. “Essa é uma grande ação de integração de comunidade e escola, onde também podemos ver o quanto nossas escolas municipais estão evoluindo, incentivando, ensinando e orientando os alunos para suas formações em áreas diversas, contribuindo para o fim da evasão escolar. Este é um projeto muito feliz da nossa gestão, onde podemos ter a certeza de que estamos no caminho certo dessa grande transformação pela educação do Recife que queremos fazer, tornando a escola mais atrativa para os jovens e fazendo com que essas crianças tenham no futuro uma oportunidade diferente”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
O Juntos pela Educação promove mensalmente atividades nas escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal. A ação da Prefeitura do Recife é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), o Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outros e tudo é realizado com o apoio de voluntários das comunidades e estabelecimentos locais.
Na Escola Municipal Pedro Augusto, o prefeito teve a oportunidade de ver filmes construídos pelos alunos em Stop Motion, fruto das aulas de artes, além de uma apresentação de robótica em homenagem a Ariano Suassuna, e uma apresentação de dança que encerrou as atividades no local.”Temos aqui também a oportunidade de mostrar para as famílias tudo o que fazemos na escola, o que seus filhos aprendem. E abrimos as portas não só para as famílias, como para toda a comunidade do entorno”, destacou a diretora da Escola Municipal Pedro Augusto, do bairro da Boa Vista.
“Pra gente é muito divertido, é um dia de descontração com conhecimento. Apresentamos nossas pesquisas, trabalhos, o que desenvolvemos na classe”, afirmou Layza Vitória, do 7° ano da Escola Pedro Augusto, que com apenas 12 anos fez o filme de animação vencedor do 1° Festival de Stop Motion das Escolas Municipais do Recife, ocorrido em outubro de 2014.
Além da prefeitura, outras instituições são parceiras da ação e ofereceram diversos serviços à população durante a manhã. A Secretaria de Saúde do Recife disponibilizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra gripe, distribuição de preservativos e de kits de higiene e de saúde bucal. Os profissionais também deram orientações sobre o uso consciente da água, além de distribuir hipoclorito de sódio, utilizado para purificar a água. Os moradores tiveram acesso ainda à informações sobre prevenção de doenças, como dengue, leptospirose, filariose, tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis. Já a Faculdade de Odontologia do Recife ministrou palestras educativas, distribuiu kits de saúde bucal e escovação com aplicação de flúor, enquanto a Ótica São Paulo fez atendimento oftalmológico.
Durante o período de atividades, representantes da Defensoria Pública também estiveram nas escolas para dar orientações jurídicas aos moradores e dar entrada na segunda via de registro de nascimento ou casamento, teste de DNA gratuito e casamento civil sem o pagamento das taxas. Já a Celpe promoveu palestras sobre eficiência energética e fez doação de lâmpadas para os moradores.
Silmara Andrade, mãe de Sabrina do 4° ano da Escola Municipal Olindina Monteiro, no bairro de Dois Unidos, falou da satisfação em poder prestigiar o evento.”É muito bom para os pais, para as crianças. É uma forma de podermos ver o que eles estão aprendendo aqui, de conhecer os colegas deles, estar mais perto da equipe da escola e receber o prefeito aqui, para ouvir a população”, falou a manicure. Ainda em Dois Unidos, os moradores tiraram fotos com o prefeito Geraldo Julio, que fez questão de caminhar pelo entorno para analisar melhorias para a área, além de visitar a União de Moradores Comunidade Chagas Ferreira, da região entre Linha do Tiro e Dois Unidos.