Caro Edmar,
O PSDB em Pernambuco passa por um importante processo de renovação, com o surgimento de novas lideranças na capital e no interior do estado. O partido hoje comanda cidades importantes como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Gravatá, exemplos de gestão e comprometimento com uma política moderna e eficiente.
Todo processo de renovação acaba gerando dissidências e as saídas de nomes do partido se explicam por motivos diferentes. O deputado Antônio Moraes, eleito como suplente na eleição de 2014, decidiu ingressar no PP por cálculo puramente eleitoral. Outros partidos grandes também perderam filiados, como o PSB por exemplo, que viu as saídas de Marinaldo Rosendo e João Fernando Coutinho.
Dito isso, é fundamental ressaltar o importante papel desempenhado pelo PSDB de Pernambuco no comando do Ministério das Cidades. Com uma gestão moderna e transparente, o Deputado Bruno Araújo reergueu um ministério praticamente falido. O ex-ministro Bruno, mesmo diante de um cenário de forte crise, conseguiu trazer investimentos importantíssimos para Pernambuco. Dentre as principais ações, destaco a construção de 14 mil casas populares no estado, inclusive com obras já iniciadas em Gravatá, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Recife, Paudalho e a criação do Cartão Reforma, novo programa social que ajuda famílias humildes a reformarem suas residências.
Em meio a tantas mudanças, é natural que filiados com pouca ou nenhuma participação na vida partidária se incomodem. O PSDB de Pernambuco será figura central nas eleições de 2018, com presença na chapa majoritária e com fortalecimento das chapas de deputados estaduais e federais.
Tiago Levi
Mestre em Ciência Política pela UFPE
Diretor Executivo do ITV-PSDB/PE
Deixe um comentário