A Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura, promoveu um Carnaval diferente para a população local. Os deputados estaduais Aluísio Lessa (PSB/PE) e Edilson Silva (PSOL/PE) foram prestigiar a festa.
De acordo com o prefeito do município, Meira (PTB), o objetivo da gestão foi resgatar a cultura local. “Este Carnaval foi mais um movimento de resgate histórico e cultural que a nossa cidade precisava. Promover tudo isso para o nosso povo foi fruto de um trabalho coletivo da nossa gestão”, afirma o prefeito.
Para o presidente da Fundação de Cultura da cidade, Olímpio Costa, a festa reforçou a identidade do município. “É pensar o nosso Carnaval não só como uma festa, mas principalmente como um fortalecimento da identidade cultural de Camaragibe”, destaca Olímpio. Ele ainda faz um paralelo com outra região do Brasil. “Enquanto no Sudeste há o eixo Rio-São Paulo, em Pernambuco há o eixo Recife-Olinda. Então fazer uma festa com essa magnitude significa sair desse eixo e deixar que nossa cidade finalmente fique no mapa cultural do Brasil”, acrescenta.
Sobre a festa
Com o tema “Carnaval de Todas as Nações”, o festejo homenageou o Maracatu Rural Cambinda Dourada de Camaragibe e o Caboclinhos Tapuias Camaras. Com três polos, a prefeitura possibilitou uma festa democrática com variados ritmos musicais, cortejo de maracatus, matinês para as crianças e desfiles de agremiações carnavalescas, como o tradicional Homem da Meia-Noite. Entre os artistas que passaram pela cidade, estiveram Babado Novo, Otto, Maciel Melo, Lia de Itamaracá, Alan Salvador, Soul do Alto, Donatchê, Luan Estilizado, entre outros.
Deixe um comentário