O Prefeito do Recife Geraldo Julio insiste em governar ouvindo aqueles que não estão antenados à realidade de nossa capital. Em recente entrevista afirmou que o armamento da Guarda Municipal do Recife está fora do plano de Governo e que a Guarda tem o intuito meramente preventivo.
Infelizmente o prefeito insiste numa briga surda com uma categoria tão importante para nossa cidade: a Guarda Municipal.
A Guarda Municipal bem treinada e com cursos de qualificação constante seria uma grande aliada na luta contra violência .
Mas o prefeito insiste em menosprezar e deixar de lado um aliado tão importante pra seu governo e principalmente para o povo do Recife não se sabe por convicção ou por solidariedade ao entendimento do Secretário Especial para Assuntos de Medellin Murilo Cavalcanti.
Imagine a Guarda Municipal treinada , capacitado e armada aos domingos andando de bicicleta nos percursos das ciclovias , no marco zero , no Parque das Esculturas , nos Calçadões da Avenida Boa Viagem , no Parque da Jaqueira , no Parque 13 de maio , no Parque da Macaxeira, nas pontes do Recife , na Pracinha de Boa Viagem , o quanto os turistas e os recifenses ficariam mais seguros .
No organograma da Prefeitura da Cidade do Recife está explícito que a “Secretaria de Segurança Urbana do Recife foi criada para estabelecer políticas integradas de combate à criminalidade.” Indago ao Secretário Murilo Cavalcanti – não desmerecendo sua formação em especialização de política pública de combate à violência urbana – se a Guarda Municipal continuará combatendo a criminalidade apenas com conversa de canto de ouvido, sem nenhum equipamento condizente com a função e não levando em consideração a lei 13.022/14 que autoriza o porte de arma de fogo para equipes especializadas de Guardas Municipais devidamente treinadas e com apoio psicotécnico, assim como ocorre com sucesso em outras cidades .
E com um agravante as armas e munições estão compradas a mais de 6 anos .
Pra quem não sabe cabe meu testemunho nossa Guarda Municipal tem defendido nossos patrimônios públicos a unha e nos dentes .
Mais ainda ,tem colaborado com a Policia :evitado assaltos , tentativas de estupros , como dizemos no popular com a cara e coragem , mas nada disso tem sido suficiente para sensibilizar o Poder Municipal para armar a nossa honrada Guarda Municipal .
Vou além, recentemente bandidos fortemente armados no bairro dos Milagres (Ibura) e aqui faço uso da linguagem que o povo do RECIFE entende, “tiraram onda” e ainda bateram no rosto de uma guarda municipal (mulher )em pleno exercício de sua função.
A prefeitura do Recife não pode continuar sem uma política de segurança pública eficaz para os recifenses e os turistas que nos visitam .
Os Guardas Municipais não merecem continuar arriscando suas vidas, trabalhando incansavelmente por nosso povo sem a mínima condição de trabalho.
Política de Segurança Publica não se resume a equipamentos faraônicos como o COMPAZ que aliás, são mais interessantes para comerciais institucionais da Prefeitura do Recife do que para o entorno das comunidades que deveria abranger. Para se conseguir por exemplo jogar uma pelada no COMPAZ Eduardo Campos no Alto Santa Terezinha a lista de espera é preenchida por interesses políticos, além do fato de em frente deste mesmo Centro Comunitário da Paz jovens fazerem uso de drogas a ceu aberto. Indo um pouco mais além, poucos metros a sua esquerda e nos fundos do COMPAZ Eduardo Campos famílias sofrem com o descaso estrutural das barreiras que estão prestes a ceder.
Não escrevo essas palavras pelo viés da crítica mas para mais uma vez mostrar que existem soluções simples e eficazes basta que se escutem menos os áulicos e se escute mais o povo e as ruas.
Marco Aurélio
Deputado Estadual Eleito (PRTB)
Deixe um comentário