O vereador Liberato Costa Júnior divulgou o seu tradicional Data Liba na edição deste domingo do Jornal do Commercio. É um trabalho difícil de se analisar, porque deve-se conhecer a fundo todas as chapas proporcionais e os candidatos que podem entrar na briga por vagas na Câmara Municipal do Recife.
Liba é um exemplo para todos nós, inclusive para Lyra, este que vos escreve. Mas mesmo sendo admirador do nosso querido Liberato, não posso deixar de apresentar as diferenças entre nossas projeções. Até por uma questão de quando o resultado sair, comprovar a eficácia do estudo.
Diferentemente do vereador, nós apontamos apenas os 39 que serão eleitos, ele apresentou 80 candidatos, o que facilita a margem de acerto, na nossa projeção dificulta porque não temos a discussão de quantos disputam quantas vagas.
A começar pelo chapão da Frente Popular, o peemedebista arrematou que elege no mínimo 14 vereadores, podendo alcançar os 16. Na nossa projeção foram 15 vereadores.
Na chapa do PTC o DATALYRA disse que serão eleitos dois vereadores, já Liberato falou que pode chegar a três parlamentares.
A do PRP no DATALYRA elegerá apenas um vereador, Liba disse que pode chegar a dois parlamentares.
A do PTN é uma das mais complexas discrepâncias, nós dizemos que será eleito apenas um vereador, o mestre Liba disse que elege dois podendo chegar a três.
A do PV estamos quites, eu disse que seriam eleitos dois vereadores e Liberato disse a mesma coisa.
A do PDT/PR eu disse que seriam eleitos dois vereadores, Liba afirmou que um está garantido podendo chegar ao segundo.
Na chapa de Humberto Costa, temos a chapa PT/PP que Liberato afirmou que serão cinco eleitos, podendo chegar a seis vereadores, enquanto nós falamos que serão eleitos sete vereadores.
O PHS deve eleger dois vereadores podendo chegar ao terceiro de acordo com Liba, em nossa conta a legenda elege apenas dois vereadores não chegando ao terceiro.
O PSDC, segundo Liba, pode eleger um vereador, em nossas contas este partido não alcança o quociente eleitoral.
As chapas que sustentam a candidatura de Daniel Coelho, uma discrepância, em nossas contas a chapa PSDB/PTdoB elege quatro vereadores, segundo Liberato apenas três. Já a do PPS só elege um vereador, conforme foi discutido aqui. Neste ponto concordamos.
Já a candidatura de Mendonça Filho tem apenas duas chapas, uma do Democratas e outra do PMN, a do Democratas tanto na minha projeção quanto na do peemedebista só elege um vereador. Enquanto o PMN não atinge o quociente eleitoral.
A candidatura de Roberto Numeriano, segundo Liba e Lyra, não elege nenhum vereador. Inclusive Edilson Silva que muita gente achava que ele poderia entrar, mas a chapa PSOL/PCB não atinge o quociente eleitoral. Assim como as chapas do PPL de Edna Costa e o PSTU de Jair Pedro.
Por fim a chapa do PRTB deverá eleger um vereador, como foi dito por Liba e por mim.
Você pode conferir as projeções do DATALYRA clicando aqui.
Deixe um comentário